BH em Debate
Você está em : Inicial >Artigo > Detalhes

Artigos

A lei solar de São Paulo – caminhando dos mitos para a realidade, a cidade mostra uma política moder

O processo de elaboração, tramitação, aprovação e regulamentação da lei que torna obrigatório o uso de aquecedores solares na cidade de São Paulo despertou a atenção de um grande numero de atores para o tema. Por quase 3 anos, vários debates foram promovidos para esclarecer à sociedade o tema proposto da moderna e vanguardista lei solar elaborada pela prefeitura de São Paulo A principal conseqüência deste processo foi despertar diversos setores da sociedade (construtores, arquitetos, políticos, juristas...a cidadania) para a real importância da energia solar e sua importância para a sociedade dita moderna e abrir o devido espaço para eliminar mitos e despertar realidades.

Na linguagem corrente, a palavra "mito", desprovida de qualquer complexidade, designa uma idéia falsa ou, então, a imagem simplificada e ilusória de uma realidade. Um autor como Alfred Sauvy o define, bem sinteticamente: os mitos são "idéias comumente recebidas, que desaparecem ao serem examinadas" (Sauvy, 1971: 10).

Nossa intenção aqui é desmistificar, é examinar com propriedade informações sobre a lei solar de São Paulo levando o mito a seu completo desaparecimento.

Clique aqui para baixar o artigo completo.

 


Desenvolvido por JeffBastos