BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Cultura

Cultura

Com camisa ou sem camisa


 Com camisa ou sem camisa

Pelada, racha, rachão ou baba (na Bahia) é o nome dado no Brasil a uma partida recreativa de futebol com regras livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas (pequena e grande área, circulo central), impedimentos, faltas, tempo de jogo, sendo tudo resolvido em consenso pelos jogadores. Pode ser dois ou três jogadores para cada lado. Meta feita com chinelo, pedra ou caixote. Dois gols ou 10 minutos.

 

Jogando bola na rua que muita gente perdeu pela primeira vez a tampa do dedão do pé. Também foi na pelada que uma geração de brasileiros teve sua personalidade forjada. No conflito entre times, tendo que esperar a vez quando está do lado de fora e se relacionando com colegas que apareciam sabe-se lá de onde, muita gente aprendeu a lidar com fracassos, frustrações e, principalmente, com o diferente.

 

A falta disso, ou de situações semelhantes, pode resultar em pessoas criadas como pequenos reis, que crescem totalmente voltadas para o próprio umbigo e que desenvolvem uma dificuldade enorme para se relacionar e sentir alguma empatia pelo outro. É isso que acredita o psicanalista Christian Dunker, que recentemente lançou pela Boitempo o livro Mal-estar, sofrimento e sintoma, no qual se debruça sobre os impactos da cultura de condomínios e isolamento por meio de muros – não somente os físicos – que se tornou uma tendência ao menos para a elite do país desde a década de 70.

 

Postado por Jorge Espeschit em 16/07/2016

Pontuação

Média: 4.2
Avalie
12345


0 Comentário para " Com camisa ou sem camisa"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos