BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > BH Cidade Parque

BH Cidade Parque

Casa dos Répteis é reaberta ao público da FZB-BH


Casa dos Répteis é reaberta ao público da FZB-BH

Marcada para a próxima terça-feira, dia 6 de dezembro, a reabertura da Casa dos Répteis representa uma ótima notícia para aqueles que visitam o Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH). Nesta data, os répteis de grande porte: duas pítons-reticuladas, uma píton-birmanesa, uma sucuri-amarela e um lagarto monitor-do-nilo serão levados para quatro novos recintos construídos.

 

Esses recintos, com dimensões superiores às exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), possuem um grande tanque de água, grande área de solário, cobertura, tocas para abrigo e piso aquecido.

 

Nos últimos meses, a Casa dos Répteis passou por uma ampla revitalização com o objetivo de tornar os recintos mais adequados aos animais e mais atrativos para os visitantes. A reforma, além de melhorar a estrutura física dos recintos e da área de visitação – com a troca dos vidros, recuperação das paredes, instalação de nova iluminação, (com lâmpadas de LED), pintura interna e externa –, também possibilitou a melhoria das condições gerais do ambiente, em decorrência da troca de troncos de árvores e substratos, e da inserção de novos elementos, como pedras moldadas nas paredes, proporcionando abrigo e locais para os animais escalarem.

 

De acordo com o responsável pela Seção de Répteis, o biólogo Luís Eduardo Coura Rocha, a ambientação dos recintos está mais exuberante destacando as características e beleza dos animais. “Além de serem mais atrativos ao público, os recintos estão mais adequados sanitariamente (com a colocação de materiais inertes como plantas artificiais e substrato de pneu reciclado) e biologicamente (construção de mais abrigos, instalação de pontos de escalada e maximização de área para explorarem dentro dos recintos). Tudo foi pensado para proporcionar o máximo de bem-estar aos animais e de segurança nas rotinas de trabalho”.

 

Segundo o biólogo, o grupo dos répteis de um modo geral, e sobretudo as serpentes (a maioria dos animais expostos na Casa são serpentes), despertam interesse dos visitantes seja por aversão, seja por atração, e, por isso, a Casa de Répteis é um dos locais mais procurados no Zoológico. “Na visita e em atividades de atendimento especial procuramos passar as informações corretas e necessárias, desmistificando lendas e outras informações tidas como verdadeiras acerca das serpentes para que todos passem a conhecer e respeitar esses belos animais”, explica Luís.

 

No grupo dos répteis, os animais que chamam mais a atenção do público são as serpentes peçonhentas, como a jararaca e a cascavel, e as de grande porte, como o casal de pítons-reticuladas. Além de serpentes, a Casa de Répteis abriga uma diversidade de espécies, tanto nativas quanto exóticas, como, por exemplo, as lagartixas-leopardo, habitantes de áreas desérticas do Paquistão, e o dragão-barbudo, uma espécie de lagarto australiano.

 

Leia mais

Ameaças aos répteis

 

Fotos: Daniel Alves

 

Postado por Jorge Espeschit em 05/12/2016

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Casa dos Répteis é reaberta ao público da FZB-BH "
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos