BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Sustentabilidade

Sustentabilidade

Dia Mundial da Água, dedicado a águas residuais


Dia Mundial da Água, dedicado a águas residuais

O tema do Dia Mundial da Água escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano é "Águas residuais, por que desperdiçar águas?". No planeta mais de 663 milhões de pessoas vivem sem abastecimento de água potável perto de sua casa, gastam uma parte significativa de tempo à procura de fontes, arriscando a vida e consumindo uma água cuja qualidade afeta sua saúde.

 

Nas últimas décadas essa situação tem melhorado. Segundo as Nações Unidas a partir de 1990 até o presente, 2,6 bilhões de pessoas passaram a ter a água potável de melhor qualidade. Entretanto há muito trabalho a fazer já que mais de 80% das águas residuais não é tratada causando impactos ao meio ambiente e à saúde. E, além disso, cerca de 1,8 bilhões de pessoas consomem água contaminada, por esgoto, o que os coloca em risco de contrair várias doenças que causam cerca de 842.000 mortes por ano.

 

A campanha desse ano objetiva demonstrar que o tratamento adequado das águas residuais e sua posterior reutilização tem seus custos amplamente amortizados, geram benefícios para a saúde das pessoas e aos ecossistemas ao redor do mundo, sem contar a criação de riqueza e de trabalho.

 

A Água e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados em 2015 pela Organização das Nações Unidas, contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

 

O Dia Mundial da Água é também um bom momento para lembrar as ODS e como alguns deles estão relacionados com a água e, em particular, com tratamento de esgoto, destaque deste ano:

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos

Objetivo 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

 

Medidas para combater os problemas de água

1.       Os cidadãos podem tomar várias medidas para reduzir o consumo de água e combater o desperdício:

2.       Conscientizar-se do problema da escassez de água no planeta;

3.       Consumir produtos que têm uma pegada hídrica mais baixa, ou seja, com uso menos intensivo de água;

4.       Seguir essas DICAS simples para economizar água;

5.       Reduzir o desperdício de alimentos -  30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro são jogados fora e a água utilizada para produzi-los é perdida permanentemente;

6.       Exigir dos gestores públicos e privados que tomem medidas eficazes.

Postado por Jorge Espeschit em 22/03/2017

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


1 Comentários para "Dia Mundial da Água, dedicado a águas residuais"

  1. Rita Martins Espechit 23/03/2017

    Projeto urgente para a continuidade de vida no planeta e para a população carente. Que não vivem. Sobrevivem em meio a diversas doenças sem agua tratada e sem saneamento.

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos