BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias


Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias

Publicada por eCycle

 

As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa... Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

 

Mas nem sempre as coisas foram assim, antigamente as Pancs eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potencial - estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício.

 

Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas Pancs as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.

 

Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas. Não se esqueça depois de fazer a compostagem do resto de alimento que sobrar para contribuir com o meio ambiente.

 

Confira alguns exemplos de Pancs:

Begônia

Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.

 

Dente-de-leão

Os dentes-de-leão têm muitos fitonutrientes. Possuem vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.

 

Vinagreira (Hibisco)

As folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

 

Serralha

A serralha é fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas - seu sabor é parecido com o do espinafre.

 

Araçá do campo

Da família da goiaba, a fruta possui vitamina A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.

Postado por Jorge Espeschit em 10/04/2017

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos