BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Transporte e Mobilidade

Transporte e Mobilidade

Paris fecha definitivamente sua rua principal para carros (e trânsito na cidade toda diminui)


Paris fecha definitivamente sua rua principal para carros (e trânsito na cidade toda diminui)

Todos os anos, durante o verão, a cidade de Paris fecha uma de suas principais avenidas, localizada próxima ao rio Sena, para transformá-la em praia (com direito a areia e tudo!). Neste ano, no entanto, a administração pública inovou e decidiu não reabrir a rua para carros no fim da estação. Em vez disso, transformou-a em uma alternativa para pedestre e ciclistas.

 

A prefeita, Anne Hidalgo, estava pronta para um pico absurdo de carros nas outras ruas e uma piora significativa no trânsito – ainda pior na volta às aulas pós-férias de verão. Mas não foi exatamente isso que aconteceu. Pasmem: o tráfego manteve seu ritmo tranquilo e muitos carros sumiram das ruas mesmo em horários de rush. Apenas as ruas mais próximas sentiram um pouco o reflexo da medida.

 

Antes do fechamento da rua para o verão, em setembro de 2015, 2.600 veículos passavam por hora na rua principal. Com o fechamento dela, houve um aumento de 1.301 carros extras nas ruas secundárias. Isso quer dizer que metade dos carros ficaram em casa e transportes alternativos estão sendo utilizados para chegar ao trabalho. A prova de que, se há alternativas de qualidade, os cidadãos abrem mão SIM do automóvel.

 

E não para por aí! A capital francesa está investindo pesado em mobilidade urbana e fazendo mudanças necessárias para melhorar o transporte alternativo. Até 2020 eles querem ter uma ciclovia que atravessa a cidade inteira. Além disso, estão reformando áreas turísticas para torná-las mais amigáveis para ciclistas e pedestres e baniram todos os carros produzidos antes de 1997 de suas ruas centrais visando diminuir os índices de poluição. Enquanto isso, no Brasil… 

 

Foto: Leon/Creative Commons

Postado por Jorge Espeschit em 18/10/2017

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Paris fecha definitivamente sua rua principal para carros (e trânsito na cidade toda diminui)"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos