BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Trabalho e Desenvolvimento Econômico

BHTec ganha novo impulso com instalação de centro de pesquisas


BHTec ganha novo impulso com instalação de centro de pesquisas

“Para se desenvolver, o BHTec precisa de empresas âncora como a René Rachou. Esperamos que a partir disso e dos investimentos da Prefeitura e do Estado, outras empresas venham se estabelecer no parque”. Dessa forma, o prefeito Marcio Lacerda definiu a importância da construção da nova sede do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), cuja assinatura do termo de compromisso entre as duas entidades ocorreu na noite de segunda-feira, dia 5, em solenidade no Palácio das Artes.

O empreendimento, que irá abrigar atividades de pesquisa científica e ensino, deve ser construído em 18 mil metros quadrados. No local será instalado também o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde de Minas Gerais (CDTS-MG), um espaço co-gerido pelo CPqRR e pelo BHTec para promover a integração e o desenvolvimento estratégico de novos produtos e tecnologias em saúde. A previsão é que os centros sejam inaugurados em 2014.

“Nós estamos fazendo uma revolução de cultura, onde a presença de uma instituição de ciência e tecnologia acadêmica em um pólo tecnológico significa o compromisso de que ela estará aberta à constituição de arranjos produtivos e ao processo não só da área acadêmica no sentido da disponibilização das plataformas tecnológicas já existentes no René Rachou, mas também de novas configurações, como CDTS-MG”, garantiu o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, ao ressaltar que Minas Gerais se destaca no cenário nacional, com aproximadamente 37% das iniciativas no campo da biotecnologia – desse total, Belo Horizonte responde por 17%.
 
Produção do conhecimento
Marcio Lacerda destacou que em Belo Horizonte não há espaço para grandes indústrias, mas a cidade tem “um grande futuro relacionado à produção do conhecimento, com agregação de valor”. Segundo ele, a Prefeitura está se empenhando para o desenvolvimento da tecnologia, com a construção de uma visão de futuro para os próximos 20 anos e também com medidas de curto prazo. Uma das ações voltadas para a atração de empresas de base tecnológica ou de alto valor agregado no município são os incentivos fiscais previstos no decreto nº 13.679, de 25 de agosto deste ano.

O BHTec é fruto de parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerias (Sebrae-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Postado por Jorge Espeschit em 07/10/2009

Pontuação

Média: 4.0
Avalie
12345


0 Comentário para "BHTec ganha novo impulso com instalação de centro de pesquisas "
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos