BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Participação Cidadã

Participação Cidadã

Gentileza Urbana na Pampulha é premiada em concurso



Primeiro, ela comprou uma mangueira. Depois, como não se bastasse apenas regar as plantas que já existiam, ela foi aos poucos trazendo uma mudinha daqui e outra dali. Foi assim que a professora aposentada da rede municipal de ensino Lusmar de Oliveira Marques deu vida à Praça da Vizinhança, no bairro Ouro Preto. A dedicação para deixar o bairro onde vive mais verde foi premiada durante cerimônia que homenageou os vencedores do Concurso Cidade Jardim 2010, evento que aconteceu na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro. Premiada na categoria Destaque Especial, Lusmar está contente com o reconhecimento, mas garante que a satisfação veio antes mesmo da entrega da placa. “Eu gosto muito de cuidar das plantas pela beleza que elas proporcionam. Sem falar nos beija flores e borboletas que elas atraem para perto da gente”, disse.

Durante a avaliação das áreas participantes do concurso, que ocorreu entre os dias 6 e 20 de novembro, outras áreas localizadas na Pampulha também chamaram a atenção de ambientalistas, arquitetos, paisagistas e outros jurados que indicaram os vencedores. Na categoria “Praça adotada com área entre 500 e 5.000 metros quadrados”, foi premiada a Praça São Francisco de Assis, que fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, que está sob responsabilidade do Colégio Chromos desde outubro de 2009.

O segredo para manter os lírios amarelos e laranjas, além de outras flores como Cana da Índia, Azaléia e Clorofitos que encantaram a comissão e deram o prêmio à Praça São Francisco de Assis está nas mãos de Antônio Fernandes de Souza. Ele é o jardineiro responsável pela área e não escondeu a satisfação em ver o trabalho valorizado. “Por ser uma área turística, acaba exigindo um cuidado mais frequente. É a primeira vez que participo do concurso e perceber que eles também dão importância para a figura do jardineiro é um estímulo para melhorar ainda mais o trabalho”, disse.

Valorização

Os 15 anos de dedicação da Usiminas no cuidado com a Praça Pedro Melo também foram lembrados. A área recebeu homenagem como vencedora da categoria “Praça adotada com área maior que 5.000 metros quadrados.” Localizada próximo à entrada do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na avenida Presidente Carlos Luz, ela oferece a cada um que caminha pelo local uma bela vista proporcionada pela combinação entre bromélias, pingo-de-ouro, singônios, lírios e liriopis.

Espaços que foram indicados em várias edições do concurso disputaram a categoria “Hors Concours” e foram premiados, entre eles o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego e o Jardim Japonês, situado no interior do Jardim Zoológico, ambos mantidos pela Fundação Zoo Botânica de Belo Horizonte.

O Concurso Cidade Jardim foi lançado em 2000, em função do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é premiar os jardins, parques, canteiros e demais áreas verdes mais bem cuidadas da cidade, além de destacar iniciativas de funcionários públicos e privados envolvidos na manutenção bem como empresas que adotam esses espaços.

Postado por Jorge Espeschit em 27/12/2010

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Gentileza Urbana na Pampulha é premiada em concurso"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos