BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Carrefour firma parceria com Banco de Alimentos




 

Cerca de 300 funcionários de seis lojas da rede Carrefour da capital, localizadas nos bairros Sion, Gutierrez, Floresta, Funcionários e Cidade Jardim, receberam na segunda-feira, dia 14, treinamento através do curso de segurança alimentar, que foi realizado no local de trabalho. Eles serão responsáveis pela seleção minuciosa de alimentos da rede que serão doados ao Banco de Alimentos de Belo Horizonte. Os produtos recolhidos são distribuídos para as instituições cadastradas, como creches, abrigos, asilos e comunidades terapêuticas.

De acordo com a nutricionista do Banco de Alimentos, Gisele Melo, a capital conta com 70 instituições cadastradas, sendo cerca de 55 mil beneficiados mensalmente. “Antes, a gente recebia apenas frutas, verduras e legumes. Agora, as doações são de todos os produtos da loja, que perderam o seu valor comercial, mas não as condições de consumo e o valor nutricional”, ressaltou. Bebidas alcóolicas e cigarros não estão incluídos entre estes produtos.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa de segurança alimentar e nutricional que busca alcançar o maior número possível de doadores de gêneros alimentícios, a fim de combater a fome e reduzir o desperdício. A médica veterinária do Departamento de Segurança Alimentar do Carrefour, Marina Laender, explicou que o treinamento oferecido teve como objetivo orientar os funcionários sobre a forma de realizar corretamente a coleta dos alimentos, como latas amassadas, embalagem danificada e validade com 48 horas. “É feito um controle de qualidade dos produtos recebidos, expostos e armazenados na área de vendas. Qualidade, temperatura e validade também são conferidas”, afirmou.

O gerente do Carrefour Sion, Weder Ferreira, ressaltou a importância de doar alimentos que não possuem condições de venda devido à aparência, mas que podem ser consumidos sem nenhum problema. “O Carrefour faz uma doação mensal, entre frutas, verduras e legumes, de cerca 400 de quilos ao Banco de Alimentos BH”, contou.

 

Desperdício reduzido

A responsabilidade pela doação às entidades é da Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento, fato este que exime o doador de qualquer ônus pela distribuição. O atendimento aos interessados é gratuito e abrange entidades sociais, terapêuticas e filantrópicas que atendam aos critérios elaborados pela secretaria e que sejam validados pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Participam do programa as entidades que transformam os alimentos em refeições sem custos para o público atendido nas instituições; que não sejam assistidas em 100% de suas necessidades alimentares pelo poder público ou pela sociedade civil; que estejam localizadas em áreas de vulnerabilidade social no território de Belo Horizonte; que priorizem em seu atendimento crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, gestantes e idosos em situação de risco social e pessoal; tenham parecer técnico favorável emitido por técnico social do Programa Banco de Alimentos, de acordo com as verificações constatadas no local; tenham um manipulador de alimentos, capacitado pela equipe técnica da Secretaria Municipal adjunta de Abastecimento. Os alimentos distribuídos (perecíveis ou estocáveis) são analisados, selecionados, embalados e classificados sob a fiscalização de um profissional nutricionista.

Postado por Jorge Espeschit em 15/02/2011

Pontuação

Média: 4.0
Avalie
12345


0 Comentário para " Carrefour firma parceria com Banco de Alimentos"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos