BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Gestão democrática e poder local

Gestão democrática e poder local

Ampliando a participação popular em Belo Horizonte



Belo Horizonte tem uma longa história de participação popular na gestão da cidade. Os inúmeros espaços de diálogos existentes têm tido um papel fundamental na melhoria da vida das pessoas há quase duas décadas. Nesse período, os cidadãos de diversos setores e regiões colaboraram para construir as políticas públicas na cidade.

Essa forma de governar tem como base os múltiplos canais de consulta, de participação em decisões, de transparência e garantia do aperfeiçoamento permanente da democracia. Hoje, Belo Horizonte tem orgulho de ter uma rede de cidadania que incorpora a opinião e as ações de milhares de cidadãos, por meio do Orçamento Participativo, de dezenas de Conselhos, das Conferências, dos Fóruns, das Audiências Públicas, dos Conselhos de Escolas, das Assembléias e tantos outros canais de participação. Os resultados são mais equipamentos, obras, serviços e uma maior abrangência e eficiência das políticas sociais e urbanas.

A cidade cresce rapidamente e é preciso agilidade das ações públicas para atender seus moradores com o devido respeito que todos merecem. Visando a
mpliar a participação popular em Belo Horizonte, a Prefeitura está convidando a sociedade para debater novas formas para tornar essa participação ainda mais ativa e organizada.

O desafio, contudo, será grande e para proporcionar unidade, canalizar e potencializar toda a riqueza e diversidade da participação popular foi criada a Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada. Essa secretaria surgiu com o propósito de ampliar e integrar a participação da sociedade na gestão da cidade, fortalecendo os atuais canais de participação e buscando incorporar novos atores sociais nos debates e apresentação de soluções.

Postado por Jorge Espeschit em 24/07/2011

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Ampliando a participação popular em Belo Horizonte"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos