BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Segurança

Segurança

Avenida Cristiano Machado mais segura



Jornal ESTADO DE MINAS - Valquiria Lopes

A Avenida Cristiano Machado, via que liga bairros das Regiões Leste, Norte e Nordeste de Belo Horizonte, chegando até a Região de Venda Nova, terá um reforço na travessia de pedestres. A pista, recordista em número de acidentes na cidade e com alto índice de atropelamentos, vai ganhar três passarelas. Em outras cinco já existentes haverá remanejamento de rampas, com criação de novos acessos. A instalação das travessias, cujo edital de projeto executivo foi publicado no Diário Oficial do Município, será feita para preparar o corredor de trânsito para implantação do sistema de transporte rápido por ônibus, conhec ido como BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês). O novo sistema, uma das apostas para tentar melhorar a mobilidade na capital para os jogos da Copa de 2014, tem previsão de ser implantado em março de 2012 no trecho de seis quilômetros entre o túnel da Lagoinha e a estação de metrô no Bairro Primeiro de Maio. Somadas a quatro passarelas que estão em construção com recursos do Governo de Minas, a Cristiano Machado passará a ter 12 travessias elevadas.

De acordo com o mapeamento da prefeitura, as novas passarelas ficarão no cruzamento da Cristiano Machado com a Rua Jacuí, próximo ao Minas Shopping, no Bairro Ipiranga; na altura da Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Sagrada Família; e próximo à Rua João Carlos, no mesmo bairro (veja mapa). Os trechos da avenida onde os equipamentos terão novas rampas estão localizados próximo às ruas Geraldo Faria de Souza, Tabelião Ferreira de Carvalho e Jornalista Túlio Berti, no Bairro Cidade Nova; além das travessias localizadas na altura do Hotel Ouro Minas e próximo ao Minas Shopping, no Bairro União.

De acordo com a BHTRans, empresa que gerencia o trânsito na capital, as rampas de acesso vão atender à operação de embarque e desembarque de passageiros do BRT. As adaptações serão definidas pelo vencedor da licitação, que terá de elaborar os projetos. Conforme o órgão, ainda não há previsão para início das obras, nem custo estimado das intervenções. Com as mudanças, a BHTRans já adianta que semáforos instalados hoje na via serão retirados. Apesar de não informar o número de equipamentos, o órgão sustenta que a medida tem o objetivo de garantir mais fluidez no tráfego, já que a travessia de pedestres será feita em outro nível. Na Cristiano Machado, o BRT terá um custo de implantaçã o de R$ 52,63 milhões, dos quais R$ 50 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e o restante da Prefeitura de Belo Horizonte. Pela avenida passam diariamente cerca de 300 mil passageiros de ônibus.

Acidentes

A instalação de passarelas também é tentativa de tornar a Cristiano Machado menos perigosa. Somente entre 2007 e 2009, o número de acidentes de trânsito na via cresceu 68%. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran) as ocorrências passaram de 666 em 2007 para 1.124 em 2009, maior número entre as vias urbanas da capital. Mesmo sem informar os dados, o órgão informou que a avenida também registra altos índices de atropelamentos. 

A rotina para quem tem de atravessar a avenida diariamente é difícil. “É sempre muito complicado para o pedestre atravessar aqui”, disse a autônoma Sane Nagib, de 47 anos, moradora do Bairro da Graça. Para ela, mais passarelas já deviam ter sido instaladas. “Gostei muito quando retiraram o semáforo desse trecho próximo à Rua São Roque e instalaram a passarela. É mais seguro passar por cima”, afirmou. 

Alguns metros à frente, no cruzamento com a Avenida José Cândido da Silveira, onde uma passarela será instalada pela prefeitura, a dona de casa Simone Aparecida da Silva, de 38 anos, se arrisca diariamente para cruzar a pista. “Há um risco muito grande de sermos atropelados aqui”, reclama. “Tiraram o sinal de trânsito que nos garantia uma travessia segura. Espero que implantem a passarela rápido ou podemos ter novos atropelamentos”, acrescentou.

Postado por Jorge Espeschit em 30/08/2011

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Avenida Cristiano Machado mais segura"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos