BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Diagnóstico de setores da economia de BH



A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (SMPL), e em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), órgão ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está realizando um conjunto de diagnósticos sobre setores econômicos do município. A pesquisa, que irá mapear as cadeias produtivas dos setores de saúde e biotecnologia, comércio, vestuário e moda, além da tec nologia da informação da cidade, teve início em janeiro deste ano e terá seus resultados publicados em novembro próximo.

O objetivo é conhecer melhor as regras de mercado e os arranjos que dão sustentabilidade a esses negócios. “A partir dela, vamos entender o funcionamento das cadeias produtivas e a organização de cada uma delas, com o intuito de detectar tanto as potencialidades quanto os entraves colocados para os setores avançados”, explica o analista de políticas públicas da SMPL, Luiz Henrique Vieira.

A ideia de realizar os diagnósticos surgiu em 2010, durante as reuniões das câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte (Codecom). Nos diálogos com os representantes dos quatro setores econômicos mapeados ficou clara a necessidade de conhecer melhor o funcionamento de algumas cadeias produtivas na cidade.

Segundo Vieira, o diagnóstico final irá revelar dados fundamentais que ajudarão o setor público e a iniciativa privada a desenvolver ações e políticas viáveis de incentivo à economia. “Estamos perdendo competi tividade para outros estados em alguns setores e, em outros, falta mão de obra especializada. Temos que ter um planejamento sólido a longo prazo. Caso contrário, a economia da cidade se enfraquece”, diz.

As reuniões realizadas até o momento com empresários representantes de cada setor ajudaram na coleta das informações primárias aplicadas na pesquisa. Já a sistematização dos dados secundários está sendo consolidada pelos técnicos do Ipead.
 

Postado por Jorge Espeschit em 06/11/2011

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Diagnóstico de setores da economia de BH"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos