BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Liberdade de imprensa e crítica pública

Liberdade de imprensa e crítica pública

Inaugurado telecentro na Vila Boa Esperança



A comunidade da Vila Boa Esperança, que fica na região Nordeste da capital, conta agora com um telecentro instalado na Associação Comunitária Creche Santos Anjos. A Prodabel, em parceria com a Cemig, inaugurou o espaço na última semana, em evento que contou com a participação de representantes das duas empresas e da comunidade que será beneficiada. O telecentro, que fica na rua Antônio Faustino de Oliveira, 55, recebeu o nome de Isaias dos Santos, em homenagem ao fundador da creche. Com o intuito de promover a inclusão digital nas comunidades de baixa renda, a Prodabel e a Cemig pretendem inaugurar 27 telecentros em Belo Horizonte e na Região Metropolitana até 2012.

“O espaço tem o objetivo de dar condições para que a comunidade tenha acesso à internet e às tecnologias da informação. Essa é a grande meta do programa BH Digital: promover a inclusão não só digital, mas também social da população”, destacou a gerente de Implantação e Gestão do Centro de Inclusão Digital, Moab Alcântara.

Lorenço de Souza Silva, presidente da Associação Comunitária Creche Santos Anjos, ficou muito feliz com a instalação do novo espaço. “O telecentro irá beneficiar das crianças aos idosos da região. A demanda do bairro é grande e é muito bom poder contar com parceiros como a Prefeitura e a Cemig. Queremos ampliar cada vez mais o nosso trabalho em busca do bem estar da população”, disse.

A doméstica Maria da Penha salientou que esta será a chance para as pessoas ampliarem seus conhecimentos. “Eu não entendo de informática e em casa não tenho computador. Vou aproveitar esta oportunidade para aprender e poder facilitar minha vida. Quero pagar minhas contas pela internet, saber os horários dos ônibus e ajudar meus filhos nas pesquisas escolares. A vila é muito carente e o telecentro veio em boa hora”, afirmou.



Capacitação

Para orientar a população, aproximadamente 60 voluntários estão recebendo cursos de manutenção e instalação de computadores, informática básica, gestão de telecentros para as lideranças comunitárias e acesso a internet. O curso de capacitação dos monitores tem o intuito de apresentar o software Linux, além de ressaltar a postura profissional que os monitores devem ter nos trabalhos na comunidade. A capacitação está sendo ministrada pelo educador e coordenador da Prodabel, Thiago Ferreira, no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

Segundo Thiago, apesar do tempo curto, os voluntários puderam aprender noções básicas de computação. “Eu tento mostrar a importância deles para o telecentro e explicar as funções que eles devem exercer, para que haja de fato a inclusão digital nessas comunidades de baixa renda”, frisou.

Postado por Jorge Espeschit em 11/11/2011

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Inaugurado telecentro na Vila Boa Esperança"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos