BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Center Minas: conceitos e diretrizes sustentáveis


Center Minas: conceitos e diretrizes sustentáveis

O Center Minas, centro empresarial que será construído em terreno adjacente ao Minas Shopping, na região Nordeste da Capital, e que deverá receber investimentos da ordem de R$ 300 milhões, deve abrigar a rede francesa Leroy Merlin, que instalará a terceira unidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

Localizado entre o Minas Shopping e a Estação de Metrô, no Vetor Norte, o Center Minas é um dos maiores investimentos comerciais da EPO Engenharia.

 

 

A primeira fase da obra, que contempla a construção do Power Center, receberá investimentos em torno de 80 milhões e deverá gerar cerca de 700 empregos. Já a segunda etapa, prevê a construção da torre comercial de 21 andares em uma área de 2.500 m², para instalação de empresas do setor de serviços.

 

A conciliação do desenvolvimento urbano com a conservação e otimização de uso dos recursos naturais existentes, torna-se o grande diferencial de empreendimentos na atualidade. Para adequar-se ao conceito sustentável, serão adotadas várias ações no Center Minas.

 

Entre as ações sustentáveis estão a otimização energética dos espaços com utilização de sensores de presença nas áreas comuns, sistema de elevadores inteligentes, adequada gestão da água com dispositivos economizadores que podem gerar até 70% de economia.

 

Outras medidas serão adotadas durante a execução da obra, como a reutilização, quando possível, dos materiais, o gerenciamento e a coleta seletiva de resíduos, reaproveitamento de material lenhoso nas várias etapas da obra e uso de mão de obra local. Essas ações já são práticas da EPO, fazendo parte do Programa Desperdício Zero (PDZ), que tem como principais objetivos a redução da geração de resíduos, o reaproveitamento de materiais e a consequente redução dos impactos ambientais.

 

 

Já como medida compensatória pelos impactos do novo complexo comercial, a EPO prevê a construção de 700 metros da via 710, um corredor transversal que ligará as regionais Nordeste e Leste de Belo Horizonte, sem a necessidade de se passar pelo Centro ou área hospitalar da capital.

 

 

 

 

O empreendimento também contará com um Espaço Livre de Uso Público (ELUP), de aproximadamente 4 mil m², que funcionará como uma praça ou área de convivência, com projeto paisagístico que prevê a preservação da vegetação local.

 

 

Power Center

Empreendimento para locação de grandes equipamentos comerciais, faseado em cinco etapas. A primeira, já em construção, tem previsão de entrega em setembro de 2012.

  • Área total construída: 110.000m²
  • 06 pavimentos

 

Torre Comercial

  • Entrega prevista para Junho de 2014
  • Área total construída: 25.000 m²
  • 21 pavimentos, sendo:

- 01 nível com lojas de 230 à 530m²
- 04 níveis de estacionamento com 375 vagas
- 08 andares corridos com aproximadamente 760m² cada
- 08 andares com salas comercias de 38 à 458m²


Postado por Jorge Espeschit em 03/01/2012

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


1 Comentários para "Center Minas: conceitos e diretrizes sustentáveis"

  1. Tarcísio 21/02/2012

    Todo investimento em BH, como o Power Center, é bem vindo. Só que entendo, que os Bairros Sagrada Família, Cidade Nova, União, São Paulo, e outros da próximos, precisam de infra-estrutura, para suportar os impactos que esta e outras obras está e estarão trazendo para esta região. Bairros velhos, com o sem nenhuma infra-estrutura de trânsito, rede de esgoto e outros. Abraço. Tarcísio.

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos