BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Políticas de Proteção Social

Políticas de Proteção Social

Centro de Referência potencializa ações da capital voltadas para jovens





Belo Horizonte vai ganhar um equipamento público com espaços multiuso para as mais diversas formas de expressão ligadas a esporte, arte, cultura, comunicação e empregabilidade, além de locais específicos para a promoção de políticas de juventude. Assim será o Centro de Referência da Juventude, que dá vida ao antigo prédio da Casa das Fábricas, na Praça da Estação, ao lado do Viaduto da Floresta, e pretende beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas de 15 a 29 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com recursos de R$ 15 milhões, o espaço é um projeto conjunto da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais, cuja parceria foi oficializada ontem na sede da PBH, no Centro, com a assinatura do protocolo de intenções. As obras devem começar no início do ano que vem.

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, Belo Horizonte tem uma juventude atuante, que batalha por suas conquistas, opina e participa das decisões da cidade, e a chegada do Centro de Referência será mais um instrumento para o fortalecimento desta interlocução. “A instalação do novo espaço é um projeto antigo e que depois de muito esforço e diálogo, estamos conseguindo concretizar”, disse. Marcio ressaltou o trabalho do Conselho Municipal da Juventude, instrumento que tem sido decisivo no diagnóstico e auxílio à Prefeitura na construção das políticas públicas para os jovens e adolescentes.

“Essa parceria significa um compromisso dos governos municipal e estadual em apostar no futuro, representado pelos jovens. Portanto, devemos investir em diversas ações para termos mais oportunidades para a juventude, com acesso à cultura e ao esporte”, destacou o governador Antonio Anastasia. De acordo com o subsecretário de estado da Juventude, Gabriel Azevedo, o Centro de Referência da Juventude é uma demanda antiga da população jovem apresentada em 2011, durante a 2ª Conferência Estadual da Juventude. “O espaço tornará a capital mineira exemplo na potencialização do desenvolvimento juvenil por meio de atividades específicas”, salientou.

Estrutura



Situado na Praça da Estação, ao lado do Viaduto da Floresta, o projeto de edificação, com 5.625 metros quadrados de área construída, é totalmente acessível e utiliza recursos sustentáveis. Sua localização favorece o acesso dos jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte por meio do transporte público e contribui com a revitalização da região central da cidade. O projeto contempla a restauração dos elementos remanescentes da fachada da primeira grande indústria têxtil inaugurada em Belo Horizonte, e promove uma relação cultural com a vizinhança.

Gerente do Centro de Referência da Juventude, Júlio Jader contou que o centro terá dois pavimentos com diversas atividades como oficinas de música, circo e teatro, observatório da juventude, cozinha para capacitação, praça com academia para deficientes físicos, consultas multimídia e espaço de convivência. “Além disso, o espaço contemplará equipamentos para gravação de CDs e edição de vídeos e irá sediar eventos nacionais para a juventude”, frisou.

As atividades que o centro vai abrigar

- Estúdio de gravação de áudio - O objetivo é que os jovens artistas, sobretudo aqueles que ainda não possuem obra, possam agendar uma data e gravar suas músicas, ganhando gratuitamente o produto final para divulgação de seu trabalho.
- Observatório - Visa agrupar as principais demandas dos jovens e dados de diversos órgãos do governo e da sociedade civil a respeito de políticas públicas para a juventude. Serão monitorados vários indicadores e o cruzamento dessas informações proporcionará um relatório que poderá ser acessado por todos nesse espaço físico-virtual.
- Estação da música - Com o propósito de fomentar ações culturais ligadas à música, esse espaço abrirá as possibilidades para a realização de oficinas e capacitações em canto, técnicas e instrumentos musicais em geral.
- Chef’s do Amanhã - Espaço destinado à realização de projetos que envolvam a capacitação do jovem no aprendizado de cozinha industrial e nutricional.

Postado por Jorge Espeschit em 03/07/2012

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Centro de Referência potencializa ações da capital voltadas para jovens"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos