BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Trabalho e Desenvolvimento Econômico

BH é vocacionada para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas



Um levantamento divulgado recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) colocou Belo Horizonte no topo do ranking de cidades mineiras com maior índice de competitividade. Isso quer dizer que a capital reúne mais aspectos favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento de negócios, principalmente das micro e pequenas empresas (MPEs). O estudo teve sua primeira edição em 2010 e a capital lidera o ranking desde então.



As informações levantadas pela instituição servem como parâmetro de avaliação do ambiente adequado ao desenvolvimento empresarial, fundamental para garantir a vida longa da organização, ainda mais quando se trata das MPEs, mais vulneráveis às oscilações do mercado. Para o Sebrae-MG, conhecer as características locais é essencial para o estabelecimento de estratégias que visam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e estimular o empreendedorismo. “Esses estudos nos dão uma dimensão da realidade local. O maior ganho desse indicador é entender os aspectos nos quais os municípios apresentaram resultados mais favoráveis ou desfavoráveis e representam premissas a serem consideradas no planejamento de um projeto na região ou município”, disse Venussia Eliane Santos, analista de Inteligência Empresarial do Sebrae-MG.



Na administração municipal, a Secretaria de Desenvolvimento promove ações que fomentam a área de negócios da cidade. “Belo Horizonte tem focado seus esforços na atração de novos investimentos e existem diversas facilidades para se abrir empresas aqui. Além disso, é a capital com maior investimento público per capta do país em infraestrutura, lidera rankings de cidades com estrutura de telecomunicações (tem cerca de 15% de acesso em banda larga) e possui a infraestrutura ferroviária e aeroportuária em ascensão”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo Faulhaber. Desde 2009, mais de R$ 3,2 bilhões foram investidos no município nessa área. Mais informações sobre a pesquisa podem ser acessadas no site
www.sebraemg.com.br.



Através do estudo é possível entender dados específicos das cidades de Minas Gerais e, a partir deles, avaliar em quais aspectos os municípios estão melhores e em quais apresentam resultados mais desfavoráveis. “Esse levantamento corrobora a realidade que vemos pelo próprio crescimento da cidade. Belo Horizonte cresceu a uma taxa de 12% ao ano na última década. Somos competitivos porque estamos crescendo e investindo na estrutura social e urbana”, avalia Faulhaber. A capital mineira mantém também as melhores notas na pesquisa desde o ano passado nos subíndices “Infraestrutura” e “Suporte aos negócios”.



Confira os programas de apoio da PBH às pequenas e microempresas

BH Negócios

Ainda em fase piloto, o programa é estruturado com parceria do Sebrae e Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Minas Gerais (Femicro) e fornece assistência técnica, comercial, jurídica, além de linhas de crédito para as micro e pequenas empresas. Mais de mil empreendedores já receberam visitas de equipes do BH Negócios, 578 qualificações foram ministradas e aproximadamente 400 empreendedores individuais foram formalizados.

Microcrédito - Programa de microcrédito produtivo e orientado


Programa voltado para os micros e pequenos empreendedores de baixa renda, inclusive os informais, a fim de adquirir mercadorias e matérias primas à vista e financiar investimentos, com taxa de juros a partir de 0,64% ao mês.

Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa (Proemp)


Programa criado pela lei 7.638, de 19 de janeiro de 1999, tem como objetivo fomentar a instalação de novas unidades empresariais no município e ampliar aquelas já existentes por meio da concessão de incentivos fiscais.
 

Postado por Jorge Espeschit em 10/12/2012

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "BH é vocacionada para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos