BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Saúde

Saúde

Regional Nordeste implanta mais uma Academia Aberta


Regional Nordeste implanta mais uma Academia Aberta

Dentro das atividades comemorativas dos 115 anos da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com a Regional Nordeste, entregou no sábado, dia 8, na rua Henrique Lisboa, 856, no bairro Jardim Vitória, mais uma Academia a Céu Aberto. No mesmo evento foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo, que é integrado à academia. O evento contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, dos secretários municipais de Esporte e Lazer e de Obras e Infraestrutura, Roberto Tross e José Lauro Nogueira, respectivamente, e do secretário regional Nordeste Jorge Espeschit, entre outras autoridades. “É muito bom comemorar o aniversário da cidade com a entrega desse equipamento”, disse o prefeito Marcio Lacerda.

O programa Academia a Céu Aberto, que tem como objetivo fomentar a prática esportiva, está transformando praças e parques da capital em espaços para práticas esportivas e de lazer para a população. Para a supervisora de escola de informática e moradora do bairro Jardim Vitória, Vanessa Nascimento, a academia supre uma necessidade da comunidade. “O espaço ficou excelente”, comentou. Para Nacides Antônio Teixeira, morador do local, a academia foi um ganho para os moradores. “Quero vir muito aqui para cuidar da minha saúde. O espaço é garantia de atividade física para todas as idades”, comentou.

A solenidade contou com apresentação do coral Grupo das Mulheres Vitoriosas, que cantaram músicas compostas pelos usuários do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes. A inauguração contou também com o aferimento de pressão arterial, feito por agentes do programa Caminhar, que também calcularam o Índice de Massa Corporal e tiraram a medida da circunferência abdominal dos moradores que compareceram ao evento.
 

 

Praças e parques da Nordeste recebem equipamentos das academias a céu aberto

 

Na Regional Nordeste, em Belo Horizonte, cada vez mais pessoas podem fazer exercícios físicos de graça nas Academias a Céu Aberto. Agora, já são 08 academias, que beneficiam jovens, adultos e idosos. Dessas, 07 foram implantadas nos últimos dois meses. Alongar-se e fazer exercícios físicos ao ar livre são práticas que a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado para tornar cada vez mais comuns. 

 

A instalação dos equipamentos em locais públicos da regional, com o objetivo de trabalhar a promoção da saúde, iniciou-se em março de 2010 quando foi inaugurado o conjunto de aparelhos de ginástica do programa Saúde na Praça, no Parque Guilherme Lage (rua Angola, s/nº), bairro São Paulo. O programa era resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e foi coordenado pela equipe do programa Vida Ativa.  

 

 


 

A Praça México, localizada na rua, no bairro Concórdia, foi a segunda a receber os aparelhos das Academias a Céu Aberto na Regional Nordeste, Os equipamentos instalados foram os seguintes: simulador de cavalgada, esqui, simulador de caminhada, alongador, multi exercitador, rotação, dupla diagonal e rotação vertical triplo.  

 


 

Na Praça Henfil no bairro Santa Cruz, além de possibilitar e incentivar a prática de exercícios físicos, os aparelhos também contribuem para a socialização de vizinhos e familiares.

 

No bairro Ribeiro de Abreu, as margens do ribeirão do Onça foi toda revitalizada para receber os aparelhos de ginástica. As melhorias incluíram o reassentamento de famílias, cuja moradias estavam em áreas sujeitas à inundação, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, cordão de proteção, gramados e plantio de mudas.   

 


 

 

Novos ares

 

Espaço para prática de esporte e lazer, o Parque Ecológico Renato Azeredo, localizado no bairro Palmares, se contrapõe ao movimento dos carros e à correria do dia a dia. Implantado em 1996, na área de uma antiga fazenda, ele já oferecia à população quadra poliesportiva, pista de caminhada e espaços de convivência. No parque, além de promover e fomentar a prática esportiva, a academia contribuiu para o melhor aproveitamento do espaço atraindo jovens, adultos e idosos que não frequentavam a área verde. 

 


 

 

Implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado, o Parque Orlando de Carvalho Silveira possui uma área de aproximadamente 26.900 m².   Revitalizado em 2010 com uma nova arquitetura e um novo paisagismo, o espaço, também conhecido como Bolo de Noiva, teve seus equipamentos de ginástica e brinquedos reformados; jardins, áreas gramadas, passeio e sistema de iluminação recuperados; recebeu novos bancos, mesas de jogos e lixeiras; ganhou uma pista de caminhada e um novo cercamento, e foi totalmente adequado à acessibilidade. A academia Aberta implantada era uma reinvidicação importante dos frequentadores do parque. 

 

 

Outro parque que recebeu os equipamentos foi Professor Marcos Mazzoni, conhecido como Parque da Cidade Nova, possui uma área aproximada de 14.100 metros quadrados e foi implantado em 1990, por meio de um movimento da comunidade.

 


 

Ampliação

 

Disponíveis em todas as nove regiões da capital, as academias vêm ganhando mais espaços em praças e parques de Belo Horizonte. Ao todo, são 54 academias espalhadas por toda a cidade, com mais de 200 tipos de equipamentos. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Roberto Tross, vê com otimismo a evolução das instalações e faz estimativas positivas para o futuro. “Tivemos um grande crescimento nas instalações das academias ao longo deste ano de 2012. Temos como meta terminar o ano com 100 academias instaladas e, em 2013, fechar o ano com 400, para que em 2014 tenhamos academias instaladas por todos os bairros e praças da capital”, comentou.

 

O próximo bairro a receber o programa na Nordeste será o bairro Nazaré.

 

A próxima meta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é colocar monitores para orientar os usuários das Academias a Céu Aberto. 

 

 

 

Postado por Jorge Espeschit em 11/12/2012

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


3 Comentários para "Regional Nordeste implanta mais uma Academia Aberta"

  1. Pharmf307 02/06/2014

    Very nice site! cheap goods

  2. Smithk831 31/05/2014

    I have recently started a web site, the info you provide on this site has helped me greatly. Thank you for all of your time & work. There can be no real freedom without the freedom to fail. by Erich Fromm. kedbdekafdaaedbe

  3. magda Luiza Fidelis Mappa 11/12/2012

    adoro esse projeto, pois acredito que não devemos esperar pra tratar a doença,e sim prevenir, antes que ela aconteça Deus esteja com vocês . Não vejo a hora de ter aqui na minha praça uma desta abraços Magda Mappa Bairro Cachoeirinha

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos