BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Saúde

Saúde

Ala de hemodiálise é implantada na Regional Nordeste de BH





A população de Belo Horizonte tem muitos motivos para comemorar. Na manhã desta sexta-feira (14/12), foi inaugurada uma nova ala de hemodiálise no Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF). A ala tem 15 novas máquinas de hemodiálise, numa área de 870m², e está equipada para atender 105 pessoas por dia, o que equivale a cerca de 2.700 sessões de hemodiálise por mês. Com os novos equipamentos, o serviço passa a contar com 35 máquinas.

A nova ala aumenta em 75% a capacidade do hospital no tratamento aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, o que proporcionará um aumento de 1.080 procedimentos/ mês, o que corresponde a 4,3% da produção total da capital. Com um investimento de R$ 1,3 milhões, a nova ala foi reformada com recursos próprios da instituição, com adiantamento de faturamento por parte da SMSA.

“Sem a motivação de todos os envolvidos não teríamos transformado o Complexo Hospitalar São Francisco; e podem ter certeza, que da minha parte, nunca vai faltar apoio e empenho para ajudar”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira. “Desejo a todos do CHSF, muitas felicidades e que possam levar cada vez mais atendimento de qualidade para a população”, completou.

O presidente do Conselho curador da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, Saulo Levindo Coelho, ressaltou a importância do apoio que o secretário Marcelo Teixeira deu ao hospital. “Agradeço ao empenho da Secretaria, que ajudou a recuperar um hospital que caminhava para fechar as portas”, disse.

“Agradeço a Prefeitura de Belo Horizonte e a SMSA que foram fundamentais para trilharmos esse caminho com seu empenho e credibilidade. Tudo que a gente tem feito visa levar qualidade do serviço para todos os nossos pacientes”, falou o superintendente geral do Complexo Hospitalar São Francisco, Helder Yankous.

A segunda secretária do Conselho Municipal de Saúde Marta Auxiliadora também destacou a importância da inauguração “Parabenizo os usuários, os trabalhadores e os gestores. A saúde é um desafio que vencemos todos os dias, e com essa inauguração todos nós estamos ganhando”, afirmou.

O assistente administrativo Moacir Teixeira de Souza, 69 anos trabalha a 10 anos no setor de hemodiálise do Hospital São Francisco. Para ele, a inauguração da nova ala é a realização de um sonho. “Eu vou ver meus pacientes fazendo o tratamento de hemodiálise com todo o conforto, com máquinas sofisticadas em uma das melhores unidades de hemodiálise de Minas Gerais, agradeço a todos, afinal de contas aqui somos uma família”, ressaltou.

Uma segunda expansão física da área de hemodiálise será inaugurada em 2013, quando então outras 35 novas máquinas serão incorporadas à unidade, totalizando 70 máquinas, com realização de 210 atendimentos por dia.

Quando concluída essa segunda etapa, o Complexo Hospitalar São Francisco responderá por cerca de 10% do atendimento de hemodiálise na capital mineira e região.
 




Hemodiálise em BH

Belo Horizonte tem atualmente, 2.237 pacientes em tratamento de hemodiálise. Desse total, 60% dos pacientes em tratamento são de Belo Horizonte e 40% de outros municípios. No mês de novembro foram realizadas 24.727 sessões de hemodiálise em Belo Horizonte. Cada paciente faz em média 3 sessões por semana. De janeiro a novembro foram realizadas cerca de 260 mil procedimentos de hemodiálise.

São 12 clínicas e hospitais que realizam atendimento de hemodiálise, sendo que 52,2% dos tratamentos são realizados em três serviços: ITR (Evangélico), Santa Casa e Instituto Mineiro de Nefrologia.
Os hospitais e clínicas conveniados para o serviço de hemodiálise são: Hospital Evangélico, Santa Casa, Instituto Mineiro de Nefrologia, Clinemge, Hospital Felício Rocho, Hospital da Baleia, Cenemge, Hospital São Francisco, Hospital das Clínicas, Hospital Universitário São Jose, Hospital Biocor e o Núcleo de Nefrologia.

Postado por Jorge Espeschit em 10/01/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Ala de hemodiálise é implantada na Regional Nordeste de BH"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos