BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Saúde

Saúde

Prática da ginástica lian gong retoma as atividades em 2013





Oferecida de forma gratuita em 167 locais espalhados pelas nove regiões da cidade, a ginástica oriental lian gong está de volta a todo vapor em 2013. Depois de um breve recesso no final de dezembro e nos primeiros dias de janeiro, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que é realizada, entre outros locais, em 140 centros de saúde e em oito praças e parques, abriu a temporada 2013 no sábado, dia 19. 

O Lian Gong em 18 Terapias é uma atividade física com movimentos suaves e firmes, que contribuem para aliviar as tensões musculares, trabalhando as articulações, a postura e a percepção dos sentidos. Além disso, os exercícios trabalham as emoções e promovem a percepção do próprio corpo, estimulando o autocuidado e a atenção com a saúde. “Se você trabalha mente corpo e espírito, você se vê como um todo”, afirmou Vânia Duarte, que além de ser instrutora é psicóloga há mais de 20 anos. “A prática antes de ir para o trabalho é uma forma de despertar o corpo”, falou. Vânia ressaltou ainda que toda hora é uma oportunidade para exercitar o corpo fazendo os movimentos do lian gong, como por exemplo, naqueles momentos parados no elevador, em pé na calçada aguardando o sinal verde do semáforo e até mesmo sentado à mesa do computador. “O importante é movimentar o corpo de forma firme, sem rigidez”, ensinou aos praticantes durante uma aula no Parque Municipal.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 10 mil praticantes de lian gong. A Rede SUS-BH possui 318 instrutores e mais 40 estão em fase de capacitação. Os instrutores passam por cursos no Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental, no bairro Sion, única escola autorizada no Brasil a transmitir a técnica. O curso, com duração de oito meses, oferece aulas teóricas e práticas. 

A ginástica é gratuita e aberta ao público de qualquer idade. Os interessados em participar podem procurar os centros de saúde mais próximos de suas casas e se informar sobre os locais e horários da atividade física, ou obter informações por meio do telefone 156. A ginástica chinesa é composta por três módulos e 18 exercícios, têm duração variável entre 30 minutos e uma hora e deve ser realizada pelo menos duas vezes na semana. 
Uma dica para os inúmeros cidadãos que trabalham no centro da capital é que eles podem praticar a ginástica na praça de Patinação do Parque Municipal, quartas, às 8h, e às 9h aos sábados, e também na avenida Afonso Pena, 2.333, no pilotis da Secretaria Municipal de Saúde, às 8h30 das terças e nas quintas, às 8h.

 

Objetivos da prática do lian gong 

• Dissolver as tensões musculares
• Alongar os tendões e ligamentos
• Trabalhar os espaços articulares e a coordenação motora
• Corrigir a postura física
• Estimular a percepção dos sentidos
 

Postado por Jorge Espeschit em 22/01/2013

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


2 Comentários para "Prática da ginástica lian gong retoma as atividades em 2013"

  1. Antonio Claudio Dias 25/01/2013

    Ola, A muito tempo que eu fazia ou seja Prática da ginástica lian gong, aqui no bairro padre Eustáquio, mas tive de parar por algum tempo assunto pessoal e saúde. Pode me orientar a onde que eu possa recomeçar mais uma vez, porque estava mudando e ajudando na minha vitalidade. Obrigado e espero a seu retorno.

  2. Marcia trigosill 25/01/2013

    Achei muito interessante. Gostaria muito de participar nos finais de semana,

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos