BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Política Urbana

Política Urbana

Aberto edital de licitação para o desassoreamento da lagoa da Pampulha



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, publicou na última semana o edital de licitação do empreendimento “Dragagem para Desassoreamento da Lagoa da Pampulha”. A intervenção complementa as ações de saneamento integrado, em implementação pela PBH e pela Copasa, no âmbito do programa Pampulha Viva, que integra o Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia Hidrográfica da Pampulha (Propam). A modalidade da licitação é a concorrência e a data de julgamento das propostas será no dia 4 de abril.

 

O termo dragagem define a escavação ou remoção de solo ou rochas do fundo de rios e lagos através de equipamento. A dragagem para desassoreamento da Lagoa da Pampulha consistirá na retirada de materiais orgânicos e inorgânicos sedimentados, carreados ao longo dos anos pelos afluentes da bacia hidrográfica da Pampulha, composta por oito cursos d’água, os córregos Mergulhão, Tijuco, Ressaca, Sarandi, Água Funda, Braúna, Olhos d’água e AABB.

 

Os serviços de dragagem para desassoreamento da Lagoa da Pampulha contemplarão as áreas da lagoa denominadas como Enseada do Clube AABB, Enseada das Garças, Enseada do Mineirão, Enseada da Praça dos Esportes, Entorno da Ilha dos Amores e Canal do Córrego Ressaca. A previsão é retirar um total de 800 mil metros cúbicos de sedimentos até o inicio da Copa do Mundo de 2014.

 

O que se pretende é que o material seja dragado, succionado e transportado através de tubulações para um local próximo, no entorno da lagoa, onde deverá ser desidratado mecanicamente, facilitando o transporte para algum local mais distante, licenciado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Postado por Jorge Espeschit em 05/03/2013

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


1 Comentários para "Aberto edital de licitação para o desassoreamento da lagoa da Pampulha"

  1. Maria Guadalupe Carvalho Fernandes 08/03/2013

    Ja vi esse filme...

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos