BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Transporte e Mobilidade

Transporte e Mobilidade

Projeto da Copa estimula meios alternativos de mobilidade em BH



Melhorar a mobilidade e locomoção nos centros urbanos é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Com o objetivo de amenizar o problema, a Liberty Seguros acaba de lançar o projeto Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro.

O projeto contém ações que visam melhorar a mobilidade verde, estimulando a escolha de meios de locomoção que causem menor impacto ao meio ambiente; facilitar a fluidez, reforçando o respeito de todos dentro dos espaços de deslocamento nos grandes centros urbanos; e garantir a segurança no trânsito, trabalhando efetivamente na prevenção dos acidentes.

Além disso, o programa contempla questões tangentes ao comportamento individual, seja do motorista no trânsito, do pedestre, dos ciclistas, motociclistas ou dos usuários de transporte público.

Inicialmente a Liberty Seguros, seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, levará o Sinal Livre para cinco cidades-sede do evento (São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador), a partir de 2014 o projeto se estende para mais cinco cidades.

O foco inicial da ação será em comunidades ao redor dos estádios, contando com parcerias de ONGs e jovens das regiões, que serão agentes voluntários e protagonistas da mudança de comportamento no trânsito. “Os moradores têm conhecimento da problemática do seu bairro e, com nosso apoio, terá ferramentas para promover atitudes que influenciem na melhora da mobilidade urbana do local”, comenta Adriana Gomes, diretora de marketing da Liberty Seguros.

Dentro da iniciativa, a seguradora terá o papel de: educar jovens de escolas na comunidade ao redor dos estádios e oferecer a eles uma formação para que se tornem multiplicadores das atitudes positivas; engajar a população e torcedores durante os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo da FIFA 2014™; influenciar políticas públicas promovendo a troca de informações entre as comunidades ao redor dos estádios e entidades responsáveis pela mobilidade urbana local; e reconhecer boas práticas por meio do lançamento do Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana para incentivar projetos na área.

No site do projeto há o “Banco de Boas Práticas”, com materiais produzidos pelos jovens das comunidades, cursos de ensino à distância, conteúdos especiais para cada agente que compõe a mobilidade urbana em uma cidade, como ciclistas, pedestres, motoristas, taxistas etc.

 

Postado por Jorge Espeschit em 26/03/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Projeto da Copa estimula meios alternativos de mobilidade em BH"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos