BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Esporte, Turismo e Lazer

Esporte, Turismo e Lazer

Semana Santa em BH reúne opções religiosas e culturais



O feriado da Semana Santa se aproxima e a capital mineira oferece opções entre quinta-feira, dia 28, e domingo, dia 31, para aqueles que buscam momentos de fé e religiosidade e também para quem está disposto a aproveitar o período com uma série de atividades como forma de descanso e lazer. A programação é voltada um público diverso e estão espalhadas pelas nove regiões de BH. É só escolher e aproveitar. Confira nesta página as opções para quem vai estar em Belo Horizonte nos próximos dias.

 

Religiosidade

Celebrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, as comemorações da Semana Santa se iniciaram no Domingo de Ramos, no dia 24 de março, quando os cristãos relembraram a chegada de Jesus em Jerusalém. Como manda a tradição, as festividades se encerram no Domingo de Páscoa, dia 31, onde se comemora simbolicamente a ressurreição de Cristo. 

Assim, dando continuidade à programação religiosa organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte, amanhã haverá a Missa da Unidade. O encontro acontece no ginásio Mineirinho, na Pampulha, às 9h, e será conduzido pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada pelos bispos auxiliares, além de todo o clero da Arquidiocese. 

Também na quinta-feira, dia 28, às 19h, na Paróquia Bem Aventurada Dulce dos Pobres, no Aglomerado da Serra, o arcebispo Dom Walmor preside a Celebração Eucarística da Ceia do Senhor. Na Sexta-feira da Paixão, às 15h, acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha, a Ação Litúrgica. A noite, às 19h, na Praça da Estação, no Centro, será realizada a encenação da Paixão de Cristo, com o apoio da Belotur e, em seguida, a procissão luminosa que segue até a Paróquia São José.

Já no Sábado de Aleluia, dia 30, Dom Walmor celebra o Momento de Oração pelos fiéis falecidos, às 9h, no Cemitério do Bonfim, na região Noroeste da capital. E, para encerrar a programação religiosa, o arcebispo preside, no Domingo de Páscoa, dia 31, às 11h, a Celebração no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
A programação completa das paróquias de Belo Horizonte está disponível no site: www.arquidiocesebh.org.br.

 

Feriado Cultural 

Para os belo-horizontinos e turistas que quiserem aproveitar o tempo livre, passeios culturais não vão faltar. No Circuito Cultural Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, vários espaços estarão abertos para visitação. No Espaço Tim UFMG do Conhecimento, duas exposições aprofundam experiências cruciais para a história do homem e do planeta, o “Demasiado Humano”, que faz uma referência à obra do filósofo alemão Friedrich Nietzche, e o “Universo Incrível”, uma mostra de fotografias de corpos celestes produzida pelo Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory / ESO). As duas atrações utilizam de recursos audiovisuais e interativos, permitindo ao público uma experiência visual, tátil e sensorial. 

No Museu Mineiro, na avenida João Pinheiro, está em cartaz a exposição da artista plástica Solange Pessoa, “Metaflor-Metaflora”. E ainda, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebe a exposição “Mulheres: anônimas e visíveis”, na qual livros expostos contam a história da mulher no decorrer dos séculos.

O Museu Inimá de Paula estará aberto na Sexta-feira da Paixão, das 12h às 19h. Nele está em cartaz a mostra “Do moderno ao contemporâneo na coleção mineira”, com importantes trabalhos de Cícero Dias, Amílcar de Castro, Di Cavalcanti e Vik Muniz, entre outros artistas que representam o Brasil nas galerias internacionais mundo afora.
Na Cidade Jardim, o Museu Histórico Abílio Barreto continua exibindo fragmentos da história carnavalesca da capital. A relação do samba e do Carnaval com meios de comunicação, os personagens dessa história e da velha guarda de Belo Horizonte estão retratados em fotografias, jornais da época, depoimentos e até em sambas enredos antigos. A exposição pode ser vista na quinta das 10h às 21h ou na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. 

Para aqueles que definem feriado como sinônimo de descanso, todos os parques municipais estarão funcionando normalmente das 8h às 18h, com exceção do Parque Municipal Américo Renné Giannetti que abre duas horas mais cedo que os outros, às 6h. Além da área verde e o ambiente favorável para descanso e contemplação, os parques da cidade oferecem equipamentos esportivos, como quadras e pistas de skate no Parque Nossa Senhora da Piedade, no Aarão Reis, na região Norte, e no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul. 

Outra pedida é conferir a vista da cidade pela perspectiva do Mirante do bairro Mangabeiras, reaberto no final do ano passado. Conhecido por ser um dos pontos turísticos tradicionais da cidade, o mirante conta com área cercada de aproximadamente 35.400 m² e dois decks para o lazer da família e dos turistas da capital. Ele funciona de quinta a domingo, das 10h às 22h. 

O Centro Cultural Lindeia Regina também tem programação garantida pra quem quiser aproveitar o feriado depois das celebrações religiosas. Está em cartaz até sábado, dia 30, a exposição “Banco de Memória Favela é Isso Aí”. A mostra apresenta 55 fotos dos últimos 7 anos em favelas da cidade. O interessante é que as fotos são dos próprios participantes do projeto da ONG Favela é Isso Aí, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio. 

Inclua mais eventos em sua programação cultural por meio dos sites 
www.pbh.gov.br/cultura,www.pbh.gov.br/parques e www.circuitoliberdade.mg.gov.br ou acompanhe a agenda de eventos da cidade por meio do endereço eletrônico www.belohorizonte.mg.gov.br.

 

Endereços culturais e religiosos de BH com atrações na Semana Santa

• Ginásio Mineirinho - Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.000, Pampulha
• Paróquia Bem Aventurada Dulce dos Pobres - Rua Serenata, 67, Vila Cafezal
• Santuário Nossa Senhora da Conceição - Rua Além Paraíba, 152, Lagoinha
• Paróquia São José - Rua dos Tupis, 164, Centro
• Cemitério do Bonfim – Rua do Bonfim, 1120, Bonfim
• Espaço TIM UFMG - Alameda da Educação, s/nº, Praça da Liberdade
• Museu Mineiro - Av. João Pinheiro, 342, Lourdes
• Museu Inimá de Paula- Rua da Bahia, 1201, Centro
• Museu Histórico Abílio Barreto - Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
• Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Av, Afonso Pena, 1377, Centro
• Parque Nossa Senhora da Piedade - Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Aarão Reis
• Parque das Mangabeiras - Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras (portaria sul).
• Mirante do bairro Mangabeiras - Rua Pedro José Pardo, 1000, Mangabeiras
• Centro Cultural Lindeia Regina- Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Regina.

Postado por Jorge Espeschit em 26/03/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Semana Santa em BH reúne opções religiosas e culturais"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos