BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Esporte, Turismo e Lazer

Esporte, Turismo e Lazer

Belo Horizonte recebe estudo de competitividade



Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e uma das cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, irá receber entre os dias 20 e 24 de maio, o Estudo de Competitividade, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. O estudo é realizado anualmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em Minas Gerais, é aplicado em 22 cidades, consideradas destinos indutores.

 

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, lembrou que o Estudo de Competitividade é uma importante ferramenta de diagnóstico do turismo nos destinos pesquisados. “Os resultados dessa pesquisa servem como parâmetro para que o município norteie suas políticas públicas, desenvolva-se e trace ações estratégicas para a recepção do turista nacional e internacional, principalmente neste momento em que cresce a demanda por eventos internacionais", destacou.

 

A pesquisa tem como objetivo analisar a competitividade turística do destino com base em 13 dimensões: Infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, acesso, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

 

São abordados aspectos como a política municipal para o turismo, projetos prioritários para o desenvolvimento do setor  e investimento de grande porte em andamento no destino. Além de gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento  de políticas públicas por parte dos destinos, o resultado da pesquisa possibilita a identificação das áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas. Serão entrevistados representantes de órgão públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, com objetivo de coletar dados sobre diversos segmentos direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento da atividade turística.

 

Destinos Indutores

 

Os destinos indutores são cidades que se caracterizam por atrair número significativo de turistas, possuir infraestrutura básica e turística além de atrativos qualificados e, ainda, tem a capacidade de distribuir o fluxo de turistas para o seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido. Belo Horizonte, a capital mineira, está entre os 65 destinos indutores do turismo prioritários no planejamento do Ministério do Turismo dento da Política Nacional de Regionalização.

Postado por Jorge Espeschit em 17/05/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Belo Horizonte recebe estudo de competitividade"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos