BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Trabalho e Desenvolvimento Econômico

BH-Tec abre vagas para não residentes



O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), localizado na região da Pampulha, acaba de entrar em uma nova fase e está recebendo propostas de empresas e organizações interessadas em se associar ao projeto na categoria de não residentes. Nessa modalidade, os empreendimentos não são fisicamente instalados no parque, mas contam com serviços e apoios oferecidos pelo sistema.

 

Parque está recebendo propostas de empresas e organizações interessadas em se associar ao projeto

 

De acordo com o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, a categoria foi criada com o objetivo de ampliar a atuação do BH-Tec e incubar empresas que contribuam para o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, especialmente no que se refere à promoção de parcerias interinstitucionais voltadas para a ampliação da competitividade no desenvolvimento, produção e comercialização de novas soluções tecnológicas.


"A demanda por um espaço no parque vem crescendo a cada dia e já não há mais capacidade para atender. Assim, antes que se tenha a ampliação física do BH-Tec, as vagas para empresas não residentes foi a solução para que o desenvolvimento não cessasse antes da hora", diz.


O edital para a escolha das empresas que integrarão a nova categoria foi publicado na sexta-feira e não tem período de vigência. Conforme o secretário adjunto, o certame permanecerá aberto até que a capacidade para este tipo de atendimento seja atingida.


"A concorrência será no sentido de avaliarmos as condições dos empreendimentos que se interessam em fazer parte do BH-Tec. Basicamente, isso envolve que as empresas possuam base tecnológica. A tecnologia é que ditará a entrada ou não no projeto. Não estamos buscando produtoras, mas centros de pesquisa e desenvolvimento", explica.


Além disso, a empresa deverá demonstrar alinhamento aos objetivos do parque, em contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social da capital mineira, assim como a diversificação econômica de todo o Estado. Os empreendimentos devem ainda ser vinculados ao campo de pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento tecnológico na forma de produtos e processos, com base na concepção de novas tecnologias e experimentação de práticas inovadoras.


"Para as empresas será um ganho extraordinário, já que poderão carregar a marca do BH-Tec e também contar com a infraestrutura local, além de participar dos workshops, missões e negociações a custo simbólico referente ao condomínio", completa.


Já o edital para o projeto de expansão do parque está previsto para ser publicado nas próximas semanas. Segundo Vilela, o documento já está pronto para dar início ao novo certame. "Se tudo correr dentro dos prazos normais, a previsão é de que a empreiteira seja definida ainda neste exercício, mas o início das obras deverá ocorrer somente no ano que vem", diz, justificando que antes das intervenções a empresa realizará estudos acerca do projeto referente à fase II do parque da capital mineira.


Para a ampliação estão estimados investimentos da ordem de R$ 464 milhões. O projeto, composto de cinco edifícios de 18 andares cada um, será custeado pela iniciativa privada e a área construída alcançará 207 mil metros quadrados. A construção se dará em três etapas, com previsão de término para 2018.

 


Inaugurado em maio de 2012, o BH-Tec é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).

 

Postado por Jorge Espeschit em 06/07/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


1 Comentários para "BH-Tec abre vagas para não residentes"

  1. ARLETE SOARES DA SILVA 21/07/2013

    parabéns como sempre voce informando a comunidade, o que tem de melhor na capital. voce e 10

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos