BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Cultura

Cultura

Primeira Virada Cultural de BH já tem data marcada



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMC), em parceria com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), promove nos dias 14 e 15 de setembro a primeira Virada Cultural de Belo Horizonte. Serão 24 horas de programação artística e cultural nas mais diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda e gastronomia. Toda a programação desenvolvida pela FMC será gratuita. Os artistas ou grupos interessados em compor a grade de apresentações da Virada Cultural devem se inscrever até o dia 16 de agosto no site do evento, www.viradaculturalbh.com.br

Cerca de cem atrações serão selecionadas por uma comissão paritária formada por representantes da sociedade civil e membros do poder público. O resultado deste processo seletivo será divulgado na segunda quinzena de agosto. Cada artista ou grupo selecionado receberá uma verba de apoio que varia de R$ 500 a R$ 3 mil.
 

Um novo olhar

Em sua primeira edição, a Virada Cultural de Belo Horizonte traz à tona conceitos que já estão sendo amplamente discutidos e apropriados pela cidade, tais como uso do espaço público, sustentabilidade, criatividade, interatividade, mobilidade, diversidade, horizontalidade e novas vivências. A intenção é buscar novas formas de convívio com a cidade levando à reflexão de que é possível promover uma ocupação dos equipamentos urbanos tendo como âncora a cultura.

Seguindo a proposta da Lei 10.446/2012, que cria a Virada Cultural, e associada a uma diretriz da política de atuação da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a Virada Cultural de Belo Horizonte irá valorizar os artistas locais e sua pluralidade de expressões e gêneros artísticos. Ações descentralizadas irão ocorrer em várias regiões da cidade, nos 15 centros culturais e demais equipamentos da FMC, tendo como eixo condutor a Praça da Estação, a rua da Bahia e a Praça da Liberdade.

Segundo Simone Araújo, diretora de Ação Cultural da FMC, este foco nos artistas locais é o grande diferencial do evento. “A Virada Cultural de Belo Horizonte nasce com a proposta de ser um novo palco para o artista local, dá a oportunidade aos artistas de formarem público e, ao mesmo tempo, propicia o acesso à população a um variado leque cultural da cidade”, conclui. 

A programação da Virada contará com artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, programação associada em teatros, museus, centros culturais e cinemas espalhados pela cidade. 

 

Postado por Jorge Espeschit em 05/08/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Primeira Virada Cultural de BH já tem data marcada"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos