BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Experiências Inovadoras

Experiências Inovadoras

A gangue dos jardineiros



 Jeffrey Becker, porta-voz da iniciativa 

Em 2002, dois vizinhos armados com espadas e sementes mudaram o mundo do crime na área detonada de Quesada Avenue  em São Francisco, ponto de tráfico de drogas. A rua tinha sido o marco-zero do comércio de drogas e polo da violência. Mas quando Annette Smith e Karl Paige começaram a plantar flores em um pequeno espaço cheio de lixo,  a iniciativa Jardins Quesada nasceu.

Ao longo da década seguinte, o projeto alterou profundamente a cara  deste bairro que já se via arruinado. Jeffrey Becher é o porta-voz mais improvável da iniciativa. Um homem branco gay levado à área de maioria negra pelo alto custo da moradia em outras regiões  mudou-se para uma casa na Avenida Quesada em 1998 e encontrou traficantes vendendo drogas na sua varanda e viciados dormindo na escada da sua casa. 

Um dia, um grupo de vizinhos se reuniu para um churrasco, e Jeffrey, que tem formação em organização comunitária, começou uma conversa sobre os aspectos positivos de viver no bairro. O que se seguiu foi um processo de longo prazo e consensual que resultou na criação de uma série de jardins em terrenos baldios nos blocos adjacentes.  A região central da Avenida Quesada,  foi transformada em um paraíso de palmeiras das Canárias, flores de cores vibrantes e vegetação frondosa. “Qualquer vizinho que quiser, pode organizar um mutirão de  jardinagem, assumir a responsabilidade pelos jardins existentes ou montar um projeto de arte pública.” afirma Jeffrey.  

Leia mais(em inglês)

 

Postado por Jorge Espeschit em 01/09/2013

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


0 Comentário para "A gangue dos jardineiros"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos