BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > BH Cidade Parque

BH Cidade Parque

Zoo-Botânica desenvolve ações para o plantio de espécies nativas


Zoo-Botânica desenvolve ações para o plantio de espécies nativas

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) vem adequando suas atividades relacionadas à produção de mudas com a utilização das atuais tecnologias de cultivo e, consequentemente, contribuindo com a preservação ambiental. Para o alcance de melhores resultados foram desenvolvidos pela Seção de Produção de Mudas do Jardim Botânico da FZB-BH quatro subprogramas direcionados ao plantio de espécies nativas, especialmente de Minas Gerais, e de espécies exóticas. 

O Subprograma de Espécies Destinadas ao Paisagismo de Jardins e Praças é responsável pela produção de espécies ornamentais, que atendem a Prefeitura de Belo Horizonte e, prioritariamente, a FZB-BH. Já o Subprograma de Espécies Nativas destina-se à conservação de espécies raras, endêmicas e ameaçadas do Jardim Botânico da FZB-BH.

No que diz respeito à arborização urbana, são dois os subprogramas. O de Recuperação de Áreas Degradadas, que tem como objetivo a produção de espécies arbóreas nativas dos biomas ocorrentes em Minas Gerais (cerrado, mata atlântica e caatinga) com a finalidade de atender a necessidade de recuperação de áreas nativas dos parques e áreas verdes do município de Belo Horizonte, e o Subprograma de Arborização Viária, que se destina à produção de espécies arbóreas a serem plantadas nas ruas, canteiros centrais, rotatórias e praças da capital. 

Este subprograma atende as mais recentes discussões técnicas que sugerem que as espécies arbóreas a serem plantadas nas vias da cidade tenham altura mínima de 2,5 metros (entre o colo e a primeira inserção de galhos), 2,5 centímetros de diâmetro de caule na altura do peito, bom estado fitossanitário, condução de formação da muda e sistema de raízes acondicionados em recipiente de 60 litros, instruções que deram origem, em 2010, à Deliberação Normativa 69/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).

Somente em 2012 foram produzidas mais de 174 mil mudas entre espécies ornamentais e arbóreas. No caso destas últimas, mais de 9 mil exemplares saíram da Seção de Produção de Mudas para a PBH, sendo essas plantas destinadas às áreas verdes da cidade, inclusive para a recomposição de áreas degradadas como beira de córregos e recomposição de nascentes, entre outros destinos.

 




Adaptações e Mudanças


Para alcançar a produção das mudas neste novo padrão, o engenheiro agrônomo e gerente da Seção de Produção de Mudas do Jardim Botânico, Sérgio André, afirma que foram necessárias diversas adaptações e mudanças de cultura, além da dedicação individual e coletiva dos jardineiros e funcionários. “As adaptações aconteceram desde a implantação de regras para irrigação das mudas, capacitação técnica dos funcionários para padronização da qualidade do produto (muda arbórea), implantação de estruturas como estufas, sistemas de irrigação do tipo gotejamento e aquisição de diversos materiais como embalagens maiores (de 60 litros) para as mudas e adubação, entre outras. A quebras de alguns paradigmas e a modificação de rotinas foram os maiores obstáculos superados”, comentou.

O diretor do Jardim Botânico, Gladstone Corrêa de Araújo, destaca que sem o apoio, a vontade de fazer e a dedicação de todos, dos técnicos aos capineiros, de acreditar que era possível produzir as melhores mudas da cidade, “não teríamos chegado a esse resultado, com o reconhecimento da excelência das mudas produzidas pela FZB-BH para Belo Horizonte”. 

Entre as principais espécies utilizadas na arborização das vias urbanas de Belo Horizonte estão a quaresmeira (Tibouchina granulosa), a magnólia amarela (Michelia champaca), o pau-brasil (Caesalpinia echinata) e os ipês (Tabebuia sp). Já entre as ornamentais, as mais procuradas para a utilização nas áreas verdes são a azaléia (Rhododendron sp.) e o lírio (Hemerocallis sp.).

 

Fotos: Suziane Fonseca

Postado por Jorge Espeschit em 01/09/2013

Pontuação

Média: 4.0
Avalie
12345


1 Comentários para "Zoo-Botânica desenvolve ações para o plantio de espécies nativas"

  1. Maria da Penha Brant 06/09/2013

    Pit, esse plantio do jardim botânico me fez lembrar o trabalho de Joseph Beyus para a Documente de arte 7... http://www.diaart.org/sites/page/51/1295

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos