BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Experiências Inovadoras

Experiências Inovadoras

Publicado Edital de PPP para o BHTec



O edital do primeiro prédio do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), na região Noroeste da Capital, a ser construído em regime de parceria público-privada (PPP), acaba de ser publicado. A concorrência foi lançada cerca de seis meses após o inicialmente previsto. Conforme o presidente do complexo, Ronaldo Tadeu Pena, o atraso ocorreu em virtude de melhorias e adequações realizadas no documento de maneira a evitar que a licitação fosse deserta.

"Trata-se de um processo bastante complicado e de grande importância para o desenvolvimento das empresas instaladas ali. Nosso desejo era de que a concorrência tivesse início somente quando todas as questões legais e atrativas estivessem formatadas e, para isso, foi necessário realizar algumas mudanças", explica.

De acordo com o presidente do BHTec, as empresas interessadas em participar do processo terão mais ou menos um mês para preparar a documentação e apresentar as propostas. Já a construção do prédio, segundo ele, está prevista para ser concluída em até dois anos após a assinatura da ordem de serviço.

Conforme já publicado, conhecida também como fase II do complexo, esta etapa deverá ser executada em ondas. Na primeira onda, o investidor deve construir o primeiro prédio, de 18 andares, orçado em R$ 172 milhões, seguindo o projeto arquitetônico e padrões construtivos já estabelecidos. A PPP do BHTec compreende a construção de um complexo de 207 mil metros quadrados formado por cinco edifícios e uma praça de convivência.

O parque tecnológico está instalado em área de 535 mil metros quadrados contígua ao campusda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A primeira etapa de implantação do BHTec foi iniciada em 2005. Na ocasião, o governo estadual investiu R$ 120 milhões para a construção de um edifício, no setor de empreendimentos públicos. Inaugurado em maio do ano passado, hoje reúne 17 empresas de base tecnológica e uma entidade do setor de biotecnologia.


Sinergia

Fruto de uma parceria entre a UFMG, governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), o BHTec é um espaço destinado a empresas de base tecnológica, em uma proposta de sinergia com a universidade. Na avaliação de Pena, tanto a estrutura quanto o objetivo de propiciar o desenvolvimento de empresas mineiras foram fundamentais para a escolha do complexo como vencedor do Troféu José Costa, na categoria "Parceria Universidade/Empresa", no mês passado.

"Quando considerado o desenvolvimento econômico e sustentável de negócios, o BHTec tem a melhor tradução e aplicação, pois nele é que pode estar o início do processo levando, inclusive, o desenvolvimento também a outras empresas", explica Pena.

Além disso, o presidente falou da importância de ser contemplado com o prêmio. "Não há sustentação econômica que não seja baseada em inovação. Este é o primeiro prêmio do BHtec e é uma honra recebê-lo em nome deste projeto que tem todas as condições de continuar sendo reconhecido por seus diferenciais", afirmou Pena no dia 23 de outubro, quando da realização da quarta edição da premiação do DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Postado por Jorge Espeschit em 19/11/2013

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Publicado Edital de PPP para o BHTec"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos