BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Cultura

Cultura

BH vira capital da cultura



Aquela cidade "fria", na qual não havia nada para fazer, é parte de um passado distante de Belo Horizonte. A Capital, que é apontada como polo da economia criativa, vive hoje a modernização de espaços culturais tradicionais e a inauguração de novos aparelhos e, assim, a movimentação de todo o setor, criando empregos mais qualificados, gerando novos negócios.

O raciocínio de que, quanto maior for o consumo da cultura, mais ele será fomentado, parece guiar gestores e especialistas. Bons museus atraem público para teatro e cinema. Teatros lotados geram interesse em cinema e, assim, sucessivamente.

Há quase 70 anos no mercado, a Cineart é dona de 10 complexos de salas espalhados por Belo Horizonte, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Pouso Alegre, na região Sul do Estado e está prestes a inaugurar outros dois na RMBH. Em fevereiro, já abrem as portas as salas do Shopping Contagem e, até o fim do semestre, n o Monte Carmo Shopping, em Betim.

De acordo com a gerente de marketing da Cineart, Marina Grossi, 2013 foi um ano de boas bilheterias e a rede vendeu 10% de ingressos a mais em relação ao ano anterior. Filmes como "Homem de Ferro" e "Meu Malvado Favorito", além do nacional "Meu Passado me Condena", com 120 mil espectadores na rede, puxaram o bom resultado. A inauguração do complexo no Serra Sul Shopping, em Pouso Alegre, com quatro salas, também ajudou a consolidar esses números.

"Belo Horizonte tem vivido um momento muito especial, em que a cidade cresce culturalmente e as pessoas estão se acostumando a consumir cultura. Quando começam a freqüentar um determinado tipo de evento, acabam por se interessar por outros. Isso é importante para a cidade. Tem espaço pra todo mundo. No caso do cinema, temos preços mais acessíveis que outras capitais e como tradicionalmente o cinema é freqüentado por jovens, há uma constante formação de públi co", analisa a gerente.

Enquanto os equipamentos privados se esforçam para conquistar o seu espaço, as políticas públicas também merecem reforço. A Fundação Municipal de Cultura (FMC) fechou 2013 com bons números. Segundo afirma o presidente da FMC, Leônidas Oliveira, em nota, o grande ganho foi a ampliação do diálogo com a sociedade. "Terminamos 2013 com a convicção de que vários objetivos foram alcançados. Diálogo com a sociedade de um modo geral, descentralização e diversidade, quantitativa e qualitativamente, nortearam nossas ações. Das várias iniciativas que estreamos ou reforçamos em 2013, pretendemos seguir com todas elas em 2014, além de potencializar ainda mais cada uma. Virada Cultural, Noite de Museus e dESContorno Cultural, por exemplo, foram grandes eventos inaugurados este ano pela Fundação e que já têm data marcada para acontecer em 2014", destaca Oliveira.


Novidades

Para o período da Copa do Mundo, entre 15 de junho e 15 de julho, a FMC terá papel preponderante no que diz respeito a oferecer opções culturais a turistas e moradores da cidade. O projeto foi batizado "Cultura na Copa".

Prova da vitalidade do setor de cultura na Capital, a primeira edição da Virada Cultural realizada em setembro levou mais de 200 mil pessoas às ruas para curtir 24 horas de intensa programação. Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da FMC, a festa ocupou praças e parques da cidade, além de diversos outros espaços fechados como o Sesc Palladium, Palácio das Artes e centros culturais. Foram cerca de 400 atrações culturais entre shows musicais, DJs, espetáculos teatrais, blocos carnavalescos e de cultura popular, exposições e oficinas.

A boa nova de 2014 é a reabertura do Teatro Francisco Nunes, que fica dentro do Parque Municipal, na região Centro-Sul. Prevista para maio, a tempo de receber espetáculos do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT), as obras estão em fase de acabamento e consumiram R$ 10 milhões em uma parceria com a Unimed-BH.

Postado por Jorge Espeschit em 13/01/2014

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "BH vira capital da cultura"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos