BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Conservação da Biodiversidade

Conservação da Biodiversidade

Zoo-Botânica prosseguirá sua revitalização com novas obras no Zoo


Zoo-Botânica prosseguirá sua revitalização com novas obras no Zoo

Nos próximos meses, importantes obras deverão ser realizadas no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte - FZB-BH (av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) com supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Entre elas estão: primeira etapa de reformas da Praça de Mamíferos Brasileiros (antiga Praça Nacional) e da Praça das Aves, e execução da segunda parte das obras de revitalização do Borboletário. Estes locais abrigam uma significativa parte do acervo do Jardim Zoológico e apresentam grande circulação de visitantes. Ao todo, devem ser investidos 1 milhão 170 mil reais.

 

Intervenções

 

A Praça de Mamíferos Brasileiros possui 18 recintos que ocupam uma área total de 8.949 m². As obras de reforma deverão acontecer em duas etapas. O destaque da primeira etapa será a implantação de um recinto misto, que deverá contar com mais de 2.600 m² possibilitando a coexistência de animais do bioma cerrado, de diferentes espécies (como tamanduás, catitus, veados, antas, cutias, pacas e capivaras). Neste sentido, haverá uma exibição mais interessante e instrutiva das espécies, proporcionando ao público uma melhor visualização de comportamentos específicos de cada espécie e de suas relações entre espécies.

 

A reforma irá proporcionar mais locais de sombra, abrigo e bem-estar para os animais por meio da instalação de quiosques, construção de piscinas e execução de um novo projeto paisagístico. Além disso, neste grande recinto, o público poderá observar os animais sem a interferência de telas de alambrado, já que o projeto de reforma prevê a construção de taludes como barreira de segurança entre o público e os animais. Os demais recintos contarão com diversas melhorias como substituição de telas, revitalização de paredes, de muros e de piscinas.

 

A construção de três recintos específicos para filhotes é o destaque para a segunda etapa das obras, que contará também com a construção de depósito, cozinha e banheiros; construção de rampa de acesso a portadores de necessidades especiais aos recintos de filhotes; recuperação de paredes internas da área de manobra (espaço restrito aos biólogos e tratadores de animais); substituição de portões; reforma de quatro recintos (que abrigam espécies como ouriço-cacheiro, tamanduá-mirim e cutia), incluindo o corredor de acesso dos tratadores, além de implantação de sistema de irrigação.

 

Espécies

 

Na Praça de Mamíferos Brasileiros vivem animais como cachorro-do-mato-vinagre, anta, catitu, tamanduá-bandeira, lobo-guará, capivara, ouriço-cacheiro, tamanduá-mirim, cutia, veado-catingueiro e paca. Mamíferos que apresentam características bastante interessantes, sendo que alguns deles estão na lista de animais ameaçados de extinção, como é o caso do cachorro-do-mato-vinagre, do lobo-guará, da anta e do tamanduá-bandeira. Além disso, a Praça também é o local onde estão localizados o Borboletário (que está passando por reforma), o recinto de jabutis e o recinto de jacarés e tartarugas.

 

Praça das Aves

 

Outro espaço bastante importante do Jardim Zoológico, a Praça das Aves é uma das áreas mais procuradas pelo público. Sua estrutura física compreende 52 recintos, inaugurados em 1978, e abriga cerca de 70 espécies nacionais e exóticas, muitas delas ameaçadas de extinção. É o lar de mutuns, ararajubas, arara-piranga, tucanos, harpias, turacos e muitas outras espécies que chamam a atenção pelas cores das plumagens e também pelo porte.A exemplo do que vai ser feito na Praça de Mamíferos Brasileiros, também na Praça das Aves as obras deverão acontecer em duas etapas. Na primeira deverá ser feita uma reforma estrutural dos 42 recintos da área central da praça. Estão previstas também a remoção dos lagos existentes e construção de novos; a construção de banheiros e vestiários masculino e feminino; a retirada dos ninhos de madeira fixados na parede; a melhoria do sistema de ventilação da Praça; a readequação geral da rede de esgoto existente e a readequação geral da rede hidráulica existente.

 

Ainda na primeira fase, haverá ampliação de alguns recintos, substituição de telas, rebaixamento e reconstrução de piso, revitalização de paredes internas e externas, pintura de todos os recintos. Para a segunda etapa estão programadas construção de um bioma de Mata Atlântica, reforma e demolição de alguns recintos antigos; construção de área de manobra para as emas, além de construção de depósito para acondicionamento de equipamentos e materiais.

 

\"\"

 

Borboletário

 

Outra novidade é segunda etapa de reforma do Borboletário com a ampliação do viveiro de exposição das borboletas, que deverá passar de 100 m² para 250 m², e contará com modificação no paisagismo e no circuito de visitação. Atualmente, o Borboletário da FZB-BH recebe a visita anual de cerca de 20 mil pessoas, com a reforma esse número deve aumentar para 60 mil visitantes por ano.

 

A ampliação do viveiro de visitação irá possibilitar uma diversificação das espécies. Entre as propostas está a implantação de novos microclimas (temperatura, umidade, etc.) possibilitando a criação de um número maior de espécies de borboletas e de mariposas, aumentando a diversidade geral de espécies que vivem no Borboletário.

 

Para o diretor do Jardim Zoológico, Gladstone Corrêa, as reformas refletem o esforço da Fundação em oferecer mais conforto e bem-estar para os animais e possibilitar melhores condições de trabalho para os funcionários da FZB-BH. “Isso sem falar que o público terá muito mais alegria de visitar todos esses espaços revitalizados e todas as belezas da fauna brasileira e exótica”, destaca.

 

\"\"

 

Postado por Jorge Espeschit em 13/08/2014

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


1 Comentários para "Zoo-Botânica prosseguirá sua revitalização com novas obras no Zoo"

  1. Devair Silva Leite 14/08/2014

    Eu trabalho a 15 anos na FZB e tenho muito orgulho e digo tambem que precisa de reformas e de novos recintos o Jardim Botanico e minha paixao e onde comecei mais agora atualmente estou no Aquario que estou curtindo muito orgulhoso tambem por trabalhar no unico ZOO da america do Sul por ter um filhote de gorila parabens a FUNDACAO ZOO-BOTANICA

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos