BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Saúde

Saúde

Cersan AD Nordeste fortalece rede de atenção em saúde mental


Cersan AD Nordeste fortalece rede de atenção em saúde mental

Belo Horizonte está ampliando e estruturando a rede de atendimento em saúde mental. Neste sábado, dia 20, a Prefeitura inaugurou a nova sede do Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas (Cersam-AD) Nordeste. A nova unidade, localizada na Rua Joaquim Gouveia, 600, no bairro São Paulo, aprimora a assistência às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outros entorpecentes. A obra teve o investimento de cerca de R$ 2,8 milhões e já inicia os trabalhos oferecendo atendimento direto a mais de 900 usuários.


Enquanto a unidade estava em construção, o serviço funcionou, desde junho de 2013, em um espaço alugado pela Prefeitura no bairro Renascença. A nova sede tem infraestrutura moderna e espaço amplo com uma área de cerca de 2.500 metros quadrados, sendo cerca de 960 metros quadrados de área edificada. São seis consultórios, farmácia, sala de observação com espaço para oito leitos e vestiários.


De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, o Cersam-AD Nordeste será um recomeço para muita gente que estava sem perspectiva de um futuro digno e cidadão. “Através da assistência especial, do cuidado e do carinho com que serão tratadas, queremos que elas tenham mais do que uma nova vida. que elas tenham um novo olhar para o mundo. Um olhar com novos valores, sentimentos e possibilidades”, destacou. 


O funcionamento desta unidade será das 7h às 19h, todos os dias da semana, oferecendo um tratamento que busca a reconstrução e fortalecimento dos laços sociais e afetivos, da vida pessoal, o suporte necessário aos familiares, o convívio e a reinserção social e a estabilização do quadro clínico, com atendimento psicoterápico e medicamentoso, presença constante de equipe multiprofissional, além de oficinas, passeios e atividades de cultura e lazer.


Avanços no setor


No início de 2009, a capital contava com um Cersam-AD, localizado na Pampulha. Em 2013, a Prefeitura inaugurou o Cersam-AD Barreiro e agora a nova sede do serviço na região Nordeste. Está em obras o Cersam-AD Noroeste, cuja entrega está prevista para o final de 2014. Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também investiu na assistência à saúde na atenção primária: todos os 147 Centros de Saúde da capital contam com psicólogos.


Para o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, a inauguração do novo equipamento simboliza o empenho da administração municipal de formar uma rede de proteção e enfrentamento aos problemas decorrentes do uso de drogas. “É importante destacar também que temos um comitê específico que trata da questão. Ele estimula, catalisa e coordena as ações intersetoriais, com participação de diversos segmentos da sociedade num tratamento integral, principalmente, de prevenção”, disse o secretário.


Outra iniciativa é a criação de quatro equipes de consultórios de rua, que oferecem o tratamento de forma itinerante, levando aos dependentes químicos uma nova abordagem de tratamento. Os consultórios de rua servem como ponte entre o usuário e as políticas oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte.


Foto: Isabel Baldoni

Postado por Jorge Espeschit em 21/09/2014

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Cersan AD Nordeste fortalece rede de atenção em saúde mental"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos