BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Conservação da Biodiversidade

Conservação da Biodiversidade

Recuperação de irrigação deixa mais verdes vários espaços da Zoo-Botânica


Recuperação de irrigação deixa mais verdes vários espaços da Zoo-Botânica

Com o objetivo de manter seus jardins e recantos mais bonitos e agradáveis durante o ano todo, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000) está realizando a recuperação de todo o sistema de irrigação das áreas verdes do Jardim Zoológico. 

 

O sistema, implantado na década de 1990, possui mais de 602 aspersores do tipo rotor distribuídos em 22 setores (áreas irrigadas). Atualmente a irrigação é feita todos os dias em horários diferenciados, sendo que cada setor é molhado, em média, durante 20 minutos.

 

Após fazer um levantamento da condição de funcionamento do sistema de irrigação existente nas áreas da FZB, Gustavo Nassif, responsável pela execução dos serviços de recuperação, realizou a troca de 128 aspersores e reparos em mais de cem canos quebrados. Além disso, houve ampliação de alguns setores, como nos recintos dos gorilas e dos elefantes.

 

Ao todo foram investidos cerca de R$ 60 mil na recuperação do sistema existente e na implantação de novos setores de irrigação, sendo que os materiais foram fruto de medida compensatória direcionada pelo Núcleo de Compensação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

De acordo com Gustavo, mesmo sendo antigo, o sistema de irrigação é de boa qualidade e ainda atende bem as demandas. “É preciso fazer alguns ajustes, pois houve a implantação de novos jardins, passarelas, mobiliários urbanos como bancos e lixeiras, que interferem no alcance e na eficiência do sistema de irrigação”, comentou.

 

O próximo desafio será a implantação de projetos de reaproveitamento da água dos lagos dos recintos e o seu uso para a irrigação dos espaços ajardinados do seu entorno. Em seguida, será feita a recomposição da grama, especialmente nas áreas em que há degradação.

 

Postado por Jorge Espeschit em 07/10/2014

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Recuperação de irrigação deixa mais verdes vários espaços da Zoo-Botânica"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos