BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sábado, dia 28, é dia de apagar as luzes pela Hora do Planeta em BH



Sábado, dia 28, será realizada a Hora do Planeta 2015, uma iniciativa da Rede WWF, uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza. Durante uma hora, entre 20h30 e 21h30, instituições e pessoas de todo o mundo desligarão suas luzes, com o objetivo de incentivar e estimular um mundo mais sustentável.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte participa da Hora do Planeta 2015 desligando as luzes de sua sede e de equipamentos como Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Casa Kubitschek, Centro de Referência da Moda e Museu da Imagem e do Som. “A iniciativa vai além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta, pois representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas”, afirma Délio Malheiros, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente da capital.

 

A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, apagando luzes por uma hora designada. O objetivo é incentivar uma comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

 

A Hora do Planeta 2015 marca o nono ano da campanha. Em 31 de março de 2007, o WWF Austrália inspirou os moradores de Sydney para mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas. Mais de 2,2 milhões de pessoas e duas mil empresas apagaram suas luzes por uma hora no primeiro evento Hora do Planeta.

 

Capital Nacional

 

Em 2014, Belo Horizonte foi eleita capital nacional da Hora do Planeta por meio da votação popular e de um júri técnico. Neste ano, concorre ao bicampeonato na seletiva brasileira, disputando com Rio de Janeiro e São Paulo. A WWF, com o apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, promove O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC), por meio do programa We Love Cities e BH é uma das 47 cidades, de 17 países, selecionadas em todo o mundo para receber o título de Capital Global da Hora do Planeta. 

 

O resultado da Capital Nacional da Hora do Planeta será apresentado no dia 8 de abril, em Brasília e, no dia 9 de abril, em Seoul, na Coreia do Sul, será anunciada a Capital Global da Hora do Planeta.

 

Por que Belo Horizonte?

 

Belo Horizonte é considerada a Capital Solar do Brasil, a cidade é referência mundial e conta com 923 mil m² em placas de energia solar. Além disso, dentro do Plano de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (Pregee), a cidade propõe um conjunto de iniciativas para adaptação do ambiente às mudanças climáticas, apoiando o investimento em energias renováveis. O Pregee foi concluído em maio de 2013 e tem como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até o ano de 2030.

 

Para isso, um conjunto de iniciativas colabora para a adaptação do ambiente às mudanças climáticas. Ações que abrangem transporte, energia, construções sustentáveis, uso do solo, saúde e educação ambiental.

 

Diante disso, Belo Horizonte fez uma parceria com o Banco Mundial para identificar os setores com baixo desempenho e o potencial de economia de melhor eficiência energética usando a Avaliação Rápida de Energia na Cidade (Trace). O Trace é uma ferramenta estratégica para ajudar na identificação rápida das oportunidades de eficiência energética. Belo Horizonte é a primeira cidade na América Latina a implementar a ferramenta.

 

Outra ação da cidade é o Selo BH Sustentável, que certifica empreendimentos públicos e privados, prédios residenciais e comerciais que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução/reciclagem de resíduos sólidos.

 

A capital mineira também foi escolhida como uma das cidades satélites do Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes (Urban LEDS), projeto do Iclei em parceria com a ONU Habitat e financiado pela Comissão Europeia.

 

Além disso, Belo Horizonte, sediou o Encontro Nacional do CB27 – grupo de secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras para discutir as mudanças climáticas e apresentar ao Ministério do Meio Ambiente propostas para viabilizar estudos e projetos sustentadores às mudanças do clima.

Postado por Jorge Espeschit em 27/03/2015

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Sábado, dia 28, é dia de apagar as luzes pela Hora do Planeta em BH"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos