BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Cultura

Cultura

Zoo-Botânica tem programação especial no Dia do Livro


Zoo-Botânica tem programação especial no Dia do Livro

Promoção do livro, da leitura e da cidadania. É assim que a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) vai comemorar nesta quinta, dia 23, em sua sede (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) o Dia Mundial do Livro. Das 9h às 17h, os funcionários da instituição e o público visitante são convidados a participar de uma programação especial, que conta com o lançamento do livro “Sinal da Cruz e Outros Textos”, de autoria da bióloga do Jardim Botânico, Márcia Bacelar, narração de histórias realizada pelo grupo artístico Trupe Gaia, e uma feira de troca de livros preparada pela equipe de Educação Ambiental, em parceria com o projeto Trilhas da Leitura, da livraria Leitura.

 

Também na quinta será oferecida para a turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oficina de leitura de imagens “Eu leio, sim!”, ministrada por Edward Ramos, membro da equipe da Assessoria de Comunicação da FZB. Além disso, será realizada a expansão do projeto Leu Devolveu, biblioteca sem paredes e de livre acesso dentro do ambiente de trabalho, para outros dois espaços da instituição: Setor Extra e Parque Ecológico da Pampulha. 

 

O objetivo da programação é propiciar ações de promoção ou mudança de hábitos, por meio da sensibilização sobre a importância dos livros na sociedade, além de estimular o comportamento leitor e divulgar os direitos autorais, que integram os direitos humanos. Por ser uma data mais abrangente, oficialmente denominada pela Unesco desde 1995 de Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a Zoo-Botânica optou por uma grade que ultrapassa o foco no objeto “livro” e vai ao encontro de abordagens que revelam a amplitude do ato de ler, a importância da oralidade e a necessidade da reflexão sobre os direitos culturais (que são direitos humanos), por meio do acesso à cultura e às artes. 

 

“Ler desenvolve o repertório e o senso crítico, amplia o conhecimento geral e o vocabulário, estimula a criatividade e, principalmente, nos emociona. A FZB, ao compreender a importância do hábito de ler, estimula seus servidores e funcionários a ler para estudar, para informar-se e a ler por prazer. Assim, se descobrem culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendem a realidade, o sentido real das ideias, vivências e sonhos...”, destaca o presidente da Fundação Zoo-Botânica de BH, Jorge Espeschit.

 

Pesquisa

 

De acordo com dados da pesquisa de opinião Públicos de Cultura, realizada em agosto e setembro de 2013 pelo Sesc, pela Fundação Perseu Abramo e pela ECO Assessoria em Pesquisas de Opinião e Mercado, 47% dos brasileiros afirmam que nunca foram a uma biblioteca ou a uma sala de leitura; 31% nunca leram um livro por lazer e 34% afirmam não gostar de ler. “Esse estudo reforça a pertinência de uma programação diversificada aqui na Fundação Zoo-Botânica. Por outro lado, parques, jardins e árvores podem contribuir estrategicamente para a melhoria do quadro apresentado, uma vez que ocupam a primeira posição (89%) no gosto do país pelas paisagens das cidades, seguida por construções antigas ou modernas”, reforça Edward, um dos responsáveis pela programação do Dia do Livro na FZB-BH.

 

Vale ressaltar que Belo Horizonte foi a única cidade brasileira selecionada para a nova Agenda 21 da Cultura, que será implantada mundialmente neste ano. Por possuir espaços privilegiados de contato entre as pessoas e delas com a flora e a fauna, a Fundação Zoo-Botânica de BH propicia o estímulo à leitura de mundo que, segundo Paulo Freire, “precede a leitura das palavras”. Além disso, a instituição tem investido cada vez mais no seu potencial de integrar biodiversidade e diversidade cultural. 

 

Postado por Jorge Espeschit em 23/04/2015

Pontuação

Média: 5.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Zoo-Botânica tem programação especial no Dia do Livro"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos