BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Cultura

Cultura

FZB-BH é apresentada em palestra como espaço museológico da cidade


FZB-BH é apresentada em palestra como espaço museológico da cidade

“Memória, espaços museais e desenvolvimento sustentável” foi o tema da palestra apresentada por Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), aos funcionários da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), no final de maio. A atividade fez parte da Semana de Museus e teve ligação com o recente cadastro dos espaços da Zoo-Botânica no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Com uma abordagem ampla sobre o tema, Leônidas falou das interações entre cultura científica, arte, história local e vida cotidiana, destacando a distinção entre patrimônio material, imaterial e natural. A partir desses referenciais, o palestrante fez uma abordagem museológica e museográfica dos espaços da FZB-BH.

Leônidas esclareceu que a evolução do conceito de museu engloba a perspectiva de ser um espaço que adquire, conserva, pesquisa, comunica e expõe testemunhos do homem e seu meio ambiente, o que demonstra a afinidade entre as fundações de Cultura e Zoo-Botânica.

A importância de uma atuação conjunta das fundações tornou-se evidente após o tópico em que ele se referiu à Agenda 21 da Cultura. Criado em 2004 e revisado em 2014, o documento internacional incentiva agentes culturais e artísticos a contribuir para a promoção do uso sustentável dos recursos, institucionaliza a articulação da cultura com o meio ambiente, valoriza produtos, artistas e práticas locais e promove práticas de consumo responsável.

Postado por Jorge Espeschit em 13/06/2015

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "FZB-BH é apresentada em palestra como espaço museológico da cidade"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos