BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > BH Cidade Parque

BH Cidade Parque

Visitas e festas em parques viram febre


Visitas e festas em parques viram febre

Pedro Ferreira - EM

 
Virou mania entre os belo-horizontinos comemorar aniversário com piqueniques em parques públicos. É tanta gente querendo fazer refeições ao ar livre, com a tradicional cesta de alimentos e toalhas coloridas forradas na grama, que a chefe do Departamento Sudoeste da Fundação de Parques Municipais, a bióloga e paisagista Edanise Guimarães, resolveu criar uma agenda para os eventos. Mais do que isso, ela teve uma ideia que tem contribuído para o meio ambiente e deixado a capital mineira ainda mais bonita. O aniversariante ganha de presente uma muda de árvore para plantar no parque e passa a ser uma espécie de tutor dela.
 
Edenise conta que uma mãe comemorou o aniversário de um ano da filha no Parque Municipal Jacques Cousteau, no Bairro Betânia, Região Oeste, e plantou um pau-brasil. “Todos os meses, a mãe visita o parque tirar fotos da menina ao lado da árvore para registrar o desenvolvimento das duas. No ano passado, 43 aniversariantes plantaram mudas no Jacques Cousteau.
 
Em junho, a gestora financeira Isabella Mota Aguiar, de 36 anos, comemorou o aniversário do filho Gabriel Mota, de 2, na unidade. “Eu já sabia do projeto de plantar árvores e sempre fui apaixonada por aquele parque. Moro no Buritis e sempre que eu passava de carro em frente eu prometia voltar um dia para conhecer o lugar”, conta Isabella.
 
Em abril deste ano, a gestora financeira cumpriu a promessa e foi conhecer o espaço público, quando conversou com Edanise e agendou o piquenique do filho.“Eu sempre via pessoas postando fotos de aniversários em parques nas redes sociais. Já é muito comum em parques de São Paulo e do Rio de Janeiro e agora virou mania também em BH.”
 
Isabella conta que convidou cerca de 30 crianças, mas como sua família é muito grande, compareceram cerca de 70 pessoas. Muitos convidados não sabiam do projeto de plantar árvores e ficaram encantados. “O encontro foi muito direcionado para as crianças, sem bebida alcoólica. O lugar tem área de lazer e contratei um animador de festas que fez um passeio com elas pelo parque”, disse a mãe. 
 
Manejo A gerente Edanise é responsável pelo manejo e arborização de 15 parques da capital e conta que a onda dos piqueniques começou há dois anos, mas os pedidos só aumentam. A agenda já está lotada até meados do ano que vem. “É tanta gente querendo festejar o aniversário em parques que tive que suspender novos pedidos”, conta ela, que limitou seis aniversários por fim de semana em cada parque, três no sábado, três no domingo.
 
Edanise conta que o projeto começou com o plantio de uma árvore durante um casamento no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Bairro Buritis, Região Oeste. “Foi um casamento com a presença de um juiz de paz e 40 convidados. Dei de presente um pau-brasil para a noiva plantar e ela ficou muito emocionada. O casal se mudou para o Rio de Janeiro e até hoje a gente se fala”, conta a gerente.
 
O Jacques Cousteau é muito visitado por escolas infantis. Toda sexta-feira, a professora Elisa Alves leva seus alunos de 6 e 7 anos da Escola Municipal Mestre Ataíde para passear no espaço. Em uma das visitas, a criançada descobriu girinos no lago e ficou encantada com o cágado que vive no lugar. A empolgação foi tanta que combinaram um concurso na escola para escolher um nome para o bicho.

Serviço
O Parque Municipal Jacques Cousteau fica na Rua Augusto José dos Santos, 366, no Bairro Betânia. Funciona de terça a domingo, das 7h às 18h. Os aniversários podem ser agendados pelo telefone 
(31) 3277-5972. O lugar oferece várias opções de lazer, como brinquedos, academia a céu aberto e trilha ecológica.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Postado por Jorge Espeschit em 04/11/2015

Pontuação

Média: 0.0
Avalie
12345


0 Comentário para "Visitas e festas em parques viram febre"
Seja o primeiro!

Faça seu Comentário

*Todos os campos são obrigatorios













Desenvolvido por JeffBastos