Você está em : Inicial > Rede 230 > Apresentação

Rede 230

Apresentação

Somos um coletivo de pessoas dispostas a pensar e transformar a cidade de Belo Horizonte. Acumulamos discussões e desenvolvemos ações, operando em nível local, a partir das relações cotidianas de cada um e considerando os contextos - regional, nacional e internacional.

Diante da complexa e desafiante realidade da nossa cidade, nos organizamos em um coletivo de homens e mulheres para a troca de idéias, a articulação social, cultural e política e para a proposição, discussão e a implementação de projetos comuns para a nossa cidade.

Na prática, somos uma comunidade, ora virtual, ora presencialmente constituída, onde a convivência entre os seus integrantes e o estabelecimento de laços busca a valorização do capital humano e do capital social para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Um canal de expressão, articulação de pessoas e grupos de Belo Horizonte, colaborando para as transformações sociais, econômicas e ambientais da nossa cidade, viabilizando a expressão de sonhos, a articulação e a participação cidadã ativa. Nos motiva a democratização da economia e o acesso aos bens sociais e à cultura.

Uma das principais ferramentas para a nossa articulação é a organização de uma comunidade virtual que, a partir da gestão deste site, vai gerar conteúdos, promover enquetes e disponibilizar textos, canções, fotografias, filmes, charges relacionados à vida de nossa cidade. O desenvolvimento e a manutenção do site contam, ainda, com a participação de colaboradores, formando, assim, uma rede de animação e informação em constante expansão. Aproveitando todas as possibilidades colaborativas da internet (e que poderão ser reproduzidas àqueles que não têm acesso), propomos uma nova forma de gerar informação e conhecimento dos múltiplos olhares sobre a cidade.

A idéia é discutir, denunciar, anunciar e propor temas e rumos para tornar Belo Horizonte uma cidade viável, audaciosa e capaz de acolher nossos sonhos. Queremos fazer deste território virtual, um terreno fértil e criativo para a divulgação de ações, pontos de vistas e sentimentos contraditórios, idéias e ideais que marcam nossa relação cotidiana com a nossa cidade, nos inspiram, por vezes nos piram ... Queremos experimentar ser esse porta-voz, esse porta-vida, esse portal para uma vida melhor em nossa BH.

Isso não é trabalho para uma pessoa, ou mesmo para um grupo pequeno de autores e atores - ninguém consegue saber tanto, ninguém é capaz de estar em tantos lugares ao mesmo tempo. Essas tarefas só se tornarão viáveis a partir de verdadeiros mutirões virtuais. A idéia é fazer do site espaço para repensar e reinventar a cidade, entendendo sua complexa trama , tons, temas e dramas.

Esse coletivo virtual reúne seres humanos que, por nascimento ou por escolha, habitam ou simplesmente adotaram Belo Horizonte e ainda acreditam na atividade política como construção coletiva, valorizando as instituições públicas e a democracia. É espaço para fomentar e viabilizar processos que, por sua exemplaridade, possam recuperar para a sociedade os valores da justiça social, do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa.

O coletivo, construído no espírito de pertencimento e transformação, pretende, por sua abrangência, representatividade, credibilidade, comprometimento e eficácia, construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e o governo municipal com uma agenda e um conjunto de metas, visando a oferecer uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

Reunimos cidadãos sem vínculo com partidos e filiados a vários partidos. É inter-religioso e congrega cidadãos, formadores de opinião, lideranças, mas não tem presidente nem diretoria, é aberto à participação, se constituiu e se expandirá na forma de rede. Além de repensar Belo Horizonte, esse coletivo pretende, inspirado em várias experiências empreendidas pela sociedade civil pelo mundo, acompanhar permanentemente os principais indicadores e metas do executivo e do legislativo municipais, visando a contribuir para a eficácia e transparência das políticas públicas e para a efetiva participação da sociedade civil na elaboração de propostas e no monitoramento do desempenho dos órgãos responsáveis por sua execução.


Desenvolvido por JeffBastos