BH em Debate
Você está em : Inicial > BH em Debate > Como Funciona

BH em Debate

Como Funciona

Conheça abaixo os passos para participar do BH em Debate. Em seguida, se você ainda não integra a comunidade do site, clique aqui para fazer o seu registro e seja bem-vindo(a)!

O que é o BH em Debate?

O BH em Debate é uma iniciativa colaborativa dedicada à geração conteúdos, promoção de enquetes e disponibilização de textos,canções, fotografias, filmes, charges relacionados à vida de nossa cidade. O desenvolvimento e a manutenção do espaço contam, com a participação de colaboradores, formando, assim, uma rede de animação e informação cultural em constante expansão. Aproveitando todas as possibilidades colaborativas da internet (e que poderão ser reproduzidas àqueles que não têm acesso), propomos uma nova forma de gerar informação e conhecimento dos múltiplos olhares sobre a cidade.
A idéia é discutir, denunciar, anunciar e propor temas e rumos para tornar Belo Horizonte uma cidade viável, audaciosa e capaz de acolher nossos sonhos. Queremos fazer deste território virtual, um terreno fértil e criativo para a divulgação de ações, pontos de vistas e sentimentos contraditórios, idéias e ideais que marcam nossa relação cotidiana com a nossa cidade, nos inspiram, por vezes nos piram ... Queremos experimentar ser esse porta-voz, esse porta-vida, esse portal para uma vida melhor em nossa BH.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa. Basta registrar-se e começar a interagir com os conteúdos do site, além de enviar as suas próprias colaborações para publicação.

Que tipo de colaborações podem ser enviadas?

Quaisquer colaborações relacionadas à conteúdos, textos,canções, fotografias, filmes, charges relacionados à vida de nossa cidade, são bem-vindas no BH em Debate.
Dentro delas, o BH em Debate tem preferência explícita pelo novo, pelo surpreendente, o não-óbvio.Seu objetivo é justamente o de dar visibilidade e fazer circular a crítica em toda a sua riqueza, buscando também perspectivas diversas e inovadoras para a cidade.
O mesmo vale para os comentários às colaborações: mais do que a simples reação positiva ou crítica a estas, o BH em Debate incentiva a exposição neles de novas idéias, informações ou pontos de vista que as complementem, realizando assim todo o potencial de descoberta e intercâmbio contido na interação cotidiana entre milhares de participantes distribuídos por todos os estados do país e diversos países mundo afora.

Como se organizam as colaborações publicadas?

O BH em Debate conta com várias seções temáticas para a publicação das colaborações

Qual o regime de direitos autorais aplicado às colaborações?

Ao publicar no BH em Debate você mantém a titularidade dos direitos autorais e do uso comercial da sua obra ou colaboração, enquanto autoriza os demais usuários e a sociedade em geral a fazer o download dela, compartilhá-la, reproduzi-la e criar obras derivadas a partir dela, sempre apenas para fins não-comerciais.
Mas atenção: o regime de auto-publicação pressupõe também que você detém os direitos sobre todos os conteúdos disponibilizados (textos, imagens, áudios ou vídeos) ou conta com a autorização do(a)(s) respectivo(a)(s) autor(a)(es) para fazê-lo, sendo responsável por isso. Além disso, ao enviar a colaboração você também a licencia para publicação no BH em Debate, e a partir desse momento ela passa a integrar o acervo do site (recebendo votos, comentários que a enriquecem e complementam, sendo lincada etc.), não podendo mais assim ser alterada ou removida.

Que regras editoriais e de convivência devem ser observadas para a participação?

Não mais do que as regras naturais de colaboração e civilidade em qualquer ambiente coletivo, virtual ou real:
• observar a proposta editorial do site e a seção adequada para a publicação de cada conteúdo;
• não publicar colaborações ou comentários que contenham violações de direitos de terceiros (autorais ou outros), agressões, manifestações de discriminação e intolerância ou que caracterizem a prática de spam;
• manter os padrões de civilidade e respeito na participação em todos os espaços de diálogo disponíveis no site;
• não fazer ou aceitar provocações, utilizar os espaços de comentários e fóruns apenas para diálogos pertinentes às colaborações ou tópicos de debate a que se relacionem, deixar espaço para a participação de todos etc.;
• agir com ética e boa-fé em relação aos mecanismos de funcionamento da comunidade do site;
• prestar informações fidedignas no momento do registro, publicar, votar e comentar de maneira coerente e construtiva, ajudar a promover a diversidade e a qualidade no conjunto das colaborações publicadas e destacadas.
Em suma: preservar a proposta colaborativa e o ambiente aberto e coletivo disponibilizado, somando-se ao alcance do objetivo.
Nos casos como manifestações explícitas de discriminação, má-fé ou vandalismo no uso do site, dentre outras similares - a exclusão do(a) colaborador(a) poderá ser imediata.

Quem mantém e administra o BH em Debate?

O BH em Debate foi criado e é administrado pelos gestores do Website Jorge Espeschit. 

Como faço para esclarecer outras dúvidas ou entrar em contato com a Equipe de Moderação do BH em Debate?

Caso depois de ler os tópicos acima e navegar pelo site você siga tendo dificuldades, utilize o Fale Conosco, disponível na página do site.


Desenvolvido por JeffBastos