fbpx

Criado o Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

A criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, unidade de conservação de proteção integral localizada nos municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, foi oficializada pelo Governo de Minas Gerais nesta quinta-feira (5), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.

O parque ocupará uma área de mais de 4 mil hectares, em uma região com grande diversidade ambiental, espécies raras e ameaçadas de extinção.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o parque terá muitas possibilidades e, com o desenvolvimento da gestão, dos planejamentos participativos, da educação ambiental, é esperado que os conflitos remanescentes sejam resolvidos.

Benefícios para os municípios

Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), além da preservação ambiental, os municípios integrantes da área também serão beneficiados com o aumento do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A iniciativa teria reflexos na geração de emprego e renda por meio do turismo ecológico sustentável, pela possibilidade de atração de investidores, pela promoção de eventos culturais, sociais e ambientais, assim como pela integração em âmbito estadual e nacional no circuito de Unidades de Conservação.

Preservação ambiental

Para o IEF, entre as justificativas para a criação do parque nessa região, estão:

  • área de recarga hídrica de grande interesse socioeconômico no contexto regional;
  • área de grande diversidade, com ocorrência de espécies raras e ameaçadas de extinção;
  • importância biológica;
  • área prioritária para a conservação e relevância nos contextos estadual e nacional;
  • região de grande diversidade paisagística, beleza cênica e potencial turístico;
  • região que guarda o maior remanescente de fragmento da floresta atlântica (mata úmida e de altitude) contínua da região do Circuito Serras de Ibitipoca;
  • por ser uma região em que a maior parte da área não tem aptidão agrícola e pastoril.
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *